Site permite consultar se CPF foi usado por golpistas para abrir contas e empréstimos

Elouise Lopes

27/09/2022

O Banco Central conta com o portal Registrato para permitir que usuários monitorem seus nomes e CPF, de modo a ser possível descobrir se golpistas usaram seu CPF para abrir contas e fazer empréstimos, por exemplo.

A instituição lançou a ferramenta por conta do número de casos de golpes envolvendo o Pix. A seguir, você fica sabendo mais sobre o Registrato.

Site permite saber se CPF foi usado por golpistas

O Pix é um método de pagamento utilizado em larga escala entre os cidadãos, em diferentes contextos. Porém, são elevados os números de casos de golpes envolvendo o Pix. O vazamento de dados também é bastante comum e milhões de usuários estão vulneráveis a essas situações.

Para ajudar o cidadão, o Banco Central resolveu lançar o Registrato, que é uma ferramenta que tem como objetivo ajudar a monitorar nomes e CPFs. Com o Registrato, o cidadão pode descobrir se golpistas utilizaram suas informações pessoais para abrir contas ou mesmo para contratar empréstimos.

Para acessar a plataforma, o cidadão precisa ter uma conta no portal Gov.Br e contar com uma graduação prata ou ouro dentro do sistema do governo. Quem tiver interesse em controlar seus informações deve ser seguir o seguinte passo a passo:

  1. Acessar o endereço registrato.bcb.gov.br para conseguir entrar no sistema;
  2. Depois disso, escolher a opção “login com Gov.Br”. Essa é a melhor opção, já que o acesso pelos dados do Banco Central será descontinuado em 1 de fevereiro de 2023;
  3. A partir disso, inserir seus dados de login, que é seu CPF, e sua senha;
  4. Para verificar se seus dados foram usados como chaves Pix, basta escolher a opção “Chaves Pix”;
  5. Ao avançar, o usuário pode escolher entre gerar um relatório completo ou apenas visualizar as informações.

Ao fazer isso, você saberá se houve uso indevido de suas informações pessoais ou não.

Veja também: Empréstimo Caixa Tem oferece estas duas modalidades aos clientes

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta