Cansou do seu banco? Veja 5 dicas para escolher um NOVO BANCO DIGITAL!

Alexandre G. Peres

02/08/2022

 

Você é cliente antigo do seu banco, seja ele digital ou tradicional, mas decidiu partir para uma próxima por conta dos problemas como falta de débito em conta, Pix fora do ar, baixo rendimento da conta corrente etc.?

Pois confira a seguir 5 coisas importantes que você precisa ter em mente na hora de escolher um novo banco digital!

Segurança

Um dos principais pontos que você deve levar em consideração na hora de abrir uma conta em um banco digital é a segurança da conta.

O Nubank, por exemplo, vem sendo alvo de críticas e processos pela facilidade na hora de burlar o sistema de segurança e acessar uma conta (veja mais sobre isso aqui aqui). É possível resetar a senha por e-mail, o que é um problema grave, já que, em caso de roubo, o ladrão poderá ter acesso à sua caixa de entrada.

Busque bancos que tenham boas camadas de proteção, mecanismos de proteção em caso de roubo/invasão de conta, seguro contra furtos e golpes etc.

Praticidade

Já que uma das propostas dos bancos digitais e fintechs é de descomplicar procedimentos que são extremamente burocráticos nos chamados “bancões”, os bancos mais tradicionais, é preciso que o banco digital escolhido seja bastante prático e ofereça todas as soluções buscadas por você.

Caso você perceba que há burocracia demais no simples ato de abrir uma conta, há grandes chances de você vir a ter problemas futuramente com o banco.

Além disso, é preciso que o banco digital escolhido tenha um aplicativo funcional, completo e de fácil navegação. Nesse sentido o já mencionado Nubank se destaca positivamente, e você certamente terá um pouco de dificuldade em encontrar apps de outras instituições igualmente funcionais.

Custo

Bancos digitais, por não incluírem agências físicas, geralmente oferecem isenção em taxas e tarifas muitas vezes cobradas em bancos tradicionais. Incluímos um “geralmente” porque nem sempre isso acontece: muitos bancos digitais oferecem taxas e tarifas escondidas que podem se tornar uma verdadeira dor de cabeça com o passar do tempo.

É claro que não tem como fugir de determinadas cobranças, como de saque (por não ter agência física, bancos digitais liberam saques em caixas eletrônicos terceirizados, que cobram um determinado valor sempre que você for sacar algum dinheiro) ou dos chamados “Juros rotativos” do cartão de crédito, sendo estes bem altos.

Porém, bancos digitais compensam com isenção em várias outras soluções, como cartão de crédito, manutenção de conta, transferências etc.

Atendimento

Muitos acabam escolhendo um banco digital por estarem cansados da dor de cabeça de precisar ir fisicamente até uma agência para resolver questões simples. Com bancos digitais, espera-se no mínimo uma facilidade maior na hora de tirar alguma dúvida ou resolver alguma pendência, já que o contato é feito exclusivamente por telefone, e-mail ou chat (dentro do próprio aplicativo ou em mensageiros como o WhatsApp).

Para ter uma boa noção do nível de qualidade de atendimento de um banco digital, procure pelo perfil da instituição na plataforma Reclame Aqui. Se ela tiver muitas reclamações — especialmente reclamações sem respostas e soluções — é bem possível que o atendimento dela não seja dos melhores.

Rendimento e opções de investimento

Em tempo de crise e de alta da Selic, as pessoas estão cada vez mais buscando poupar e investir seu dinheiro. Na hora de escolher um banco digital, já pensando a longo prazo, é preciso conhecer as opções de investimento ofertadas por ele.

O banco tem parceria com alguma corretora? Permite investimentos simples, como CDB e Tesouro Direito? Garante acesso à negociação de ações nas principais bolsas de valores? Já se adequou aos novos tempos e oferece acesso a compra e venda de criptomoedas?

E o principal: o dinheiro depositado na conta corrente tem algum rendimento? Se sim, a quantos 100% do CDI? O dinheiro tem liquidez diária?

Essas são algumas questões relacionadas a investimentos que você precisa ter em mente na hora de buscar um novo banco digital.

Caso rendimento seja uma prioridade para você, recomendamos esta nossa matéria com 3 bancos com rendimento a 100% do CDI desde o primeiro dia!

Alexandre G. Peres
Escrito por

Alexandre G. Peres

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.