Alexandre G. Peres
31/05/2022
Ao atrasar o pagamento do IPVA, juros são aplicados sobre o valor do débito. O valor vai aumentando a cada dia de atraso e, após 60 dias, ele acaba se fixando em 20% do valor do imposto. Os juros estão atrelados à Taxa Selic, que está em alta. Portanto, procure ao máximo evitar a incidência de juros!
Embora muita gente não saiba, atrasar o pagamento do IPVA pode fazer com que o CPF do proprietário do veículo fique negativado em órgãos de proteção ao crédito (Serasa e SPC, por exemplo). Com isso, você terá dificuldade para conseguir empréstimos e financiamentos, contratar cartões de crédito etc.
Além dos juros, o dono do veículo com IPVA atrasado também pode receber uma multa. Não pelo atraso, mas por estar dirigindo sem o devido licenciamento. Caso ele seja flagrado, ele receberá uma infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47. Ou seja, o barato acaba saindo caro!
Sem o pagamento do IPVA, o motorista não consegue renovar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos. Com isso, caso o motorista seja flagrado dirigindo sem estar com o licenciamento em dia, além da multa mencionada, ele também pode acabar tendo o veículo apreendido.
Arraste para cima e confira em nosso site!