Abono Salarial de R$1.210 para quem trabalhou em 2020 com carteira assinada. Quem tem direito?

Após suspensão dos pagamentos do abono salarial neste ano, quem trabalhou com carteira assinada em 2020 deve receber o benefício em 2022.

Quem trabalhou com carteira assinada em 2020 pode ter direito ao abono salarial PIS/Pasep no ano que vem. Isso porque os pagamentos deveriam acontecer neste ano, mas foram suspensos.

Com isso, trabalhadores que deviam receber o benefício neste ano, podem receber o valor em dobro em 2022. Afinal, além do abono referente ao ano-base 2020, muitas pessoas também terão direito ao pagamento de 2021.

Publicidade

Publicidade

Além disso, valor também será maior do que seria neste ano, por conta do reajuste anual do salário mínimo, que é a base para o PIS/Pasep. Até o momento, a expectativa é que o salário mínimo fique em R$ 1.210 em 2022, acima das expectativas devido ao disparo na inflação.

abono salarial
Quem trabalhou com carteira assinada em 2020 receberá abono salaria no próximo ano. Foto: Getty Images

Quem terá direito ao abono salarial?

De modo geral, o abono salarial é pago a pessoas que trabalharam com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base, ou seja, 2020.

Além disso, o trabalhador precisa ter cadastro no PIS/Pasep há no mínimo cinco anos, sua remuneração média deve ter sido até dois salários mínimos por mês e o empregador precisa ter informado corretamente seus dados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Publicidade

Publicidade

Sendo assim, quem se encaixou nesses critérios em 2020 e não recebeu o abono salarial neste ano, terá direito em 2022.

Em relação ao valor do PIS/Pasep, ele varia conforme o número de meses trabalhados com carteira assinada. No caso das pessoas que trabalharam o ano inteiro, o valor deve corresponder a um salário mínimo completo. Mas se quiser ter uma base de quanto você receberá de PIS/Pasep em 2022, basta conferir a tabela no nosso texto sobre o assunto.

Conforme já adiantamos, quem trabalhou registrado em 2020 e 2021 pode receber dois abonos no próximo ano. Nesse caso, a expectativa é que um pagamento aconteça no primeiro semestre e outro no segundo.

Normalmente, os pagamentos do abono salarial começam apenas na segunda metade do ano. Mas por conta da suspensão que ocorreu neste ano, é provável que a Caixa comece a pagar os valores atrasado nos primeiros meses de 2022.

Para mais informações sobre o abono salarial, acesse o site da Caixa.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário