Abono salarial PIS/PASEP: Calendário fica suspenso até 2022 – Entenda o motivo!
O calendário do abono salarial PIS/PASEP será suspenso até 2022. O anúncio foi feito pelo Governo Federal na terça – feira, dia 23, e visa readequar os gastos.
Dessa forma, os trabalhadores que receberiam o benefício no segundo semestre de 2021, terão de aguardar até o início de 2022.
A medida o governo pretende, principalmente, renovar e readequar o programa de redução salarial, previsto na MP 936.

Mudanças no Abono salarial PIS/PASEP
Outra mudança significativa para o abono salarial PIS/PASEP, é que, a partir de agora, o calendário será definido pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador, o FAT.
A decisão foi tomada as pressas, a pedido do Presidente Jair Bolsonaro, com o objetivo de vetar os planos da equipe econômica. Isso porque, para tentar ampliar a reedição das medidas emergenciais, devido à pandemia da covid-19, o Ministério da Economia irá modificar as regras de concessão ao benefício do seguro-desemprego e fazer outras mudanças no setor econômico.
Segundo o Jornal O Globo, técnicos da equipe econômica informaram estar em fase de estudo a edição de crédito extraordinário para financiar o programa. Isso deixaria fora do teto de gastos a despesa com as contrapartidas pagas a trabalhadores afetados pelos cortes.
É importante ressaltar que no último ano, os gastos da União relativos à medida atingiram a margem de R$ 33 bilhões. Agora, as alterações no calendário do abono salarial PIS/PASEP, devem gerar uma economia de R$ 7,4 bilhões.
Pente fino do Pis/Pasep
Atualmente, mais de 24 milhões de trabalhadores recebem o abono PIS/PASEP.
E, para reduzir gastos e evitar fraudes, o governo pretende fazer um pente-fino, assim como é feito no INSS e no Bolsa Família.
Para isso, os pagamentos continuarão sendo feitos pela Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Entretanto, a Dataprev irá realizar um cruzamento minucioso entre os bancos de dados, Caged e Relação Anual de Informações Sociais.
Deixe seu comentário