Abrir um serviço de estética como MEI – Veja tudo aqui!
Se você é esteticista, saiba que é possível abrir um serviço de estética como MEI. Dessa forma, você terá um CNPJ e poderá emitir notas fiscais para pessoas e empresas.
Ao abrir um serviço de estética como MEI, você terá acesso a diversos benefícios previdenciários pelo INSS, como aposentadoria por idade, auxílio-doença, além de poder contratar uma linha de crédito e empréstimo de forma facilitada.
Para abrir um MEI como esteticista, você deve exercer alguma das atividades listadas abaixo:
- Limpeza de pele;
- Massagem facial;
- Maquiagem;
- Depilação;
- Massagem estética e para emagrecimento;
- Spas que não operam em estabelecimentos hoteleiros.
Entre outras atividades que envolvam procedimentos de beleza não invasivos, como cirurgias, por exemplo. Porém, serviços de manicure, pedicure e clínicas dermatológicas não se encaixam como MEI para esteticista.

Requisitos para se tornar MEI
Existem requisitos básicos que possibilitam que determinados profissionais autônomos se tornem MEI. Confira abaixo a lista de critérios exigidos pelo Simples Nacional:
- Faturamento anual de até R$ 81 mil;
- Não ser sócio em outra empresa;
- Ter, no máximo, 1 funcionário que receba apenas um salário mínimo.
Clique aqui para conferir as vantagens e desvantagens de se tornar MEI.
Como se cadastrar no MEI
Se você deseja abrir um serviço de estética como MEI, confira abaixo como se cadastrar e garantir o CNPJ do seu negócio. Mas antes de tudo, é indicado que você procure pelo auxílio de um contador, pois ele poderá te orientar de forma exata sobre como realizar todo o procedimento corretamente.
- Acesse o Portal do Empreendedor;
- Clique em ‘Formalize-se”;
- Digite seu CPF e data de nascimento;
- Digite o número do recebido e o ano de entrega da DIRPF, caso você tenha realizado nos últimos 2 anos;
- Se você for isento de entregar DIRPF, informe seu Título de Eleitor;
- Em “Nova Inscrição”, preencha todos os dados corretamente.
Caso perceba algum erro, interrompa a inscrição imediatamente e providencie a correção do CPF nas agências da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou Correios.
- Em “Identificação”, complete as informações solicitadas;
- Em “Nome Fantasia”, você pode registrar o nome que representará o seu negócio, por exemplo: “Lojinha da Maria”;
- No campo “Capital Social”, inclua o valor gasto para inserir o seu negócio, com todos os valores para compra de equipamentos e mobílias, por exemplo;
- Em “Atividades”, escolha a principal ocupação que você irá exercer, e em seguida as ocupações secundárias. É possível escolher até 15 atividades, no máximo. Escolha também sua forma de atuação, assinalando quantos itens forem necessários;
- No item “Endereço”, informe o endereço residencial e o comercial. Caso o endereço for o mesmo, tanto para residencial quanto para comercial, basta selecionar esse campo;
- Em “Declarações”, leia as afirmações atentamente e, caso esteja de acordo com os termos, marque as caixas de seleção e continue. Se o solicitante tiver entre 16 e 18 anos, uma declaração de capacidade será exibida e deverá ser selecionada apenas se o solicitante for emancipado;
Na sequência, uma tela irá aparecer para você conferir todos os dados preenchidos. Se for necessário corrigir, retorne à tela anterior. Mas caso tudo esteja correto, clique em enviar.
No fim do cadastro, aparecerá uma mensagem informando que a operação foi concluída com sucesso, e você poderá imprimir o seu Certificado de MEI.
Deixe seu comentário