Abrir um serviço de estética como MEI – Veja tudo aqui!

Se você é esteticista, saiba que é possível abrir um serviço de estética como MEI. Dessa forma, você terá um CNPJ e poderá emitir notas fiscais para pessoas e empresas. 

Ao abrir um serviço de estética como MEI, você terá acesso a diversos benefícios previdenciários pelo INSS, como aposentadoria por idade, auxílio-doença, além de poder contratar uma linha de crédito e empréstimo de forma facilitada.

Publicidade

Publicidade

Para abrir um MEI como esteticista, você deve exercer alguma das atividades listadas abaixo:

  • Limpeza de pele;
  • Massagem facial;
  • Maquiagem;
  • Depilação;
  • Massagem estética e para emagrecimento;
  • Spas que não operam em estabelecimentos hoteleiros.

Entre outras atividades que envolvam procedimentos de beleza não invasivos, como cirurgias, por exemplo. Porém, serviços de manicure, pedicure e clínicas dermatológicas não se encaixam como MEI para esteticista. 

profissional de estética aplicando produto em rosto de cliente

Requisitos para se tornar MEI

Existem requisitos básicos que possibilitam que determinados profissionais autônomos se tornem MEI. Confira abaixo a lista de critérios exigidos pelo Simples Nacional:

Publicidade

Publicidade

  • Faturamento anual de até R$ 81 mil;
  • Não ser sócio em outra empresa;
  • Ter, no máximo, 1 funcionário que receba apenas um salário mínimo.

Clique aqui para conferir as vantagens e desvantagens de se tornar MEI.

Como se cadastrar no MEI

Se você deseja abrir um serviço de estética como MEI, confira abaixo como se cadastrar e garantir o CNPJ do seu negócio. Mas antes de tudo, é indicado que você procure pelo auxílio de um contador, pois ele poderá te orientar de forma exata sobre como realizar todo o procedimento corretamente. 

  1. Acesse o Portal do Empreendedor;
  2. Clique em ‘Formalize-se”;
  3. Digite seu CPF e data de nascimento;
  4. Digite o número do recebido e o ano de entrega da DIRPF, caso você tenha realizado nos últimos 2 anos;
  5. Se você for isento de entregar DIRPF, informe seu Título de Eleitor;
  6. Em “Nova Inscrição”, preencha todos os dados corretamente.

Caso perceba algum erro, interrompa a inscrição imediatamente e providencie a correção do CPF nas agências da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou Correios.

  • Em “Identificação”, complete as informações solicitadas;
  • Em “Nome Fantasia”, você pode registrar o nome que representará o seu negócio, por exemplo: “Lojinha da Maria”;
  • No campo “Capital Social”, inclua o valor gasto para inserir o seu negócio, com todos os valores para compra de equipamentos e mobílias, por exemplo;
  • Em “Atividades”, escolha a principal ocupação que você irá exercer, e em seguida as ocupações secundárias. É possível escolher até 15 atividades, no máximo. Escolha também sua forma de atuação, assinalando quantos itens forem necessários;
  • No item “Endereço”, informe o endereço residencial e o comercial. Caso o endereço for o mesmo, tanto para residencial quanto para comercial, basta selecionar esse campo;
  • Em “Declarações”, leia as afirmações atentamente e, caso esteja de acordo com os termos, marque as caixas de seleção e continue. Se o solicitante tiver entre 16 e 18 anos, uma declaração de capacidade será exibida e deverá ser selecionada apenas se o solicitante for emancipado;

Na sequência, uma tela irá aparecer para você conferir todos os dados preenchidos. Se for necessário corrigir, retorne à tela anterior. Mas caso tudo esteja correto, clique em enviar.

No fim do cadastro, aparecerá uma mensagem informando que a operação foi concluída com sucesso, e você poderá imprimir o seu Certificado de MEI.

Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário