Acesso ENEM UnB: Mais de 2 mil vagas abertas para primeiro semestre de 2021

A Universidade de Brasília (UnB) acaba de divulgar o período de inscrição para 98 cursos de nível superior, que serão ministrados a partir deste semestre. Ao todo, estão sendo ofertadas 2.112 vagas. Os interessados vão poder se candidatar a partir da próxima sexta-feira, dia 19 de março. 

Entre outros requisitos especificados no edital, é importante lembrar que só haverá possibilidade de acesso às vagas para quem tiver participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2020. Afinal, o critério de seleção adotado pela UnB consiste na nota dessa prova. 

aluna na unb

Diferente da maioria das instituições públicas, há quase dois anos a Universidade de Brasília decidiu que deixaria de utilizar a plataforma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Governo Federal, para recrutar novos estudantes.  

Na época, foi dito que havia incompatibilidade entre os calendários, trazendo prejuízos ao ano letivo. Desde então, a única forma de ingresso tem sido por meio do programa Acesso Enem UnB, que todo ano publica um edital atualizado. 

Para que campus são as vagas? 

Atualmente, a UnB recebe estudantes de graduação em quatro cidades do Distrito Federal. O maior campus é o Darcy Ribeiro, localizado em Brasília, onde são disponibilizados cursos de diversas áreas do conhecimento.  

Em Ceilândia, no entanto, todos os cursos são voltados para a área de saúde. No Gama há somente turmas de Engenharia. E por fim, tem a unidade de Planaltina, que é responsável por formar os alunos em Ciências Agrárias.  

Tem sistema de cotas?

Sim. Uma parte das vagas está destinada à ampla concorrência e a outra parte será oferecida por meio do sistema de cotas, que é subdividido em duas classificações. A primeira se refere a cotas raciais para alunos negros, pardos ou indígenas. A segunda trata-se de cota para alunos egressos de escolas da rede pública de ensino. 

Para concorrer às vagas reservadas é necessário que o candidato preencha a ficha de inscrição online e, logo em seguida, o questionário socioeconômico. Nessa mesma etapa ele deverá informar também a pretensão de campus, curso e turno. 

Terá 3ª chamada?

Não desta vez.

Ainda no início de 2021 a UnB publicou uma nota afirmando que o adiamento das provas do Enem tornaria impossível a realização da 3ª chamada. E caso a mesma fosse feita, o início das aulas para os calouros sofreria mais um grave atraso. “Mais um” visto que as aulas já não estão seguindo o cronograma tradicional, em razão das interrupções necessárias para barrar a pandemia.  

Como faço a inscrição?

Quem estiver apto e possuir interesse em ingressar na UnB deverá fazer a inscrição pela internet, na página do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). O prazo vai do dia 19 de março até 3 de abril de 2021. Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição. 

Vale ressaltar que são vetadas as inscrições de candidatos que tenham feito o Enem na condição de treineiro. Em caso de dúvidas, consulte o edital de acesso à UnB por meio deste link.

Uma outra opção é ligar para a Central de Atendimento ao Candidato, através do número (61) 3448-0100. O horário de funcionamento é de 8h às 19h, apenas nos dias úteis. 

Você pode se interessar: Cursos Gratuitos de Idiomas DF: Inscrições abertas até 8/3

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Antes de atuar como redatora, participei dos programas de estágio do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em Comunicação Organizacional e Estratégias Digitais no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário