Agências do INSS terão supervisão em atendimento presencial: saiba como funciona

atendimento presencial nas agências no inss

O atendimento presencial nas agências do INSS retorna a partir desta quarta (1) em todo o Brasil. A implementação do serviço Supervisão das APS – Retorno Gradual e Seguro foi publicada em 13 de agosto, mas começa a valer a partir de hoje.

Enquanto durar a pandemia, os colaboradores do INSS vão atuar presencialmente para verificar os fluxos e procedimentos realizados pelos servidores e segurados. O primeiro ciclo de supervisão está previsto para acontecer entre os dias 1º e 31 de outubro.

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Todos os serviços do Instituto Nacional do Seguro Social foram suspensos em março de 2020, quando iniciou a pandemia. A decisão do órgão levou em consideração os fatores de risco à população atendida, em geral pessoas idosas ou portadoras de alguma doença.

Alguns serviços presenciais já vêm sendo retomados gradualmente, porém é necessário realizar agendamento prévio pelo número 135. Mas com o retorno do atendimento presencial nas agências do INSS, será possível agendar fisicamente na unidade mais próxima.

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Serviços do atendimento presencial nas agências do INSS

Em julho, diversos serviços foram incluídos no atendimento presencial nas agências do INSS, mas é necessário realizar agendamento prévio. Confira abaixo a lista de serviços incluídos:

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  • Apresentar contestação de NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário);
  • Atendimento solicitado por portadores de necessidades especiais: maiores de 80 anos de idade, deficiência auditiva ou visual;
  • Órgão mantenedor inválido impossibilitando a solicitação de serviços;
  • Requerimento concluído sem atendimento ao solicitado, relacionado a falha operacional não vinculada à análise do direito;
  • Consulta à consignação administrativa;
  • Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no CadÚnico; solicitar retificação de CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho);
  • Parcelamento ou impugnação à cobrança administrativa do MOB Presencial (Monitoramento Operacional de Benefícios Presencial);
  • Pensão especial vitalícia da pessoa portadora da síndrome da Talidomida;
  • Pensão mensal vitalícia do seringueiro e seus dependentes;
  • Pensão especial das vítimas de hemodiálise de Caruaru;
  • Impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos.

Além dos serviços incluídos listados acima, há outros já disponíveis para atendimento presencial:

  • Perícia médica;
  • Cumprimento de exigências (digitalização e conferência por servidor de documentos originais);
  • Serviço social;
  • Reabilitação profissional;
  • Justificação administrativa;
  • Justificação judicial;
  • Atendimento relacionado ao Monitoramento Operacional de Benefícios;
  • Entrega de documentos por convocação;
  • Realizar Prova de Vida (situações excepcionais não realizadas pelo banco);
  • Retirada de Histórico de Atendimento de chat ou Central 135.

Agendar atendimento presencial na agência do INSS pelo app

Os serviços presenciais do INSS estão sendo retomados gradualmente, mas para não encarar filas e se expor ao coronavírus, você pode realizar o agendamento pelo aplicativo

A plataforma digital oferece mais de 90 serviços aos beneficiários. Confira abaixo alguns dos mais procurados:

  • Agendamentos/Solicitações;
  • Agendar perícia;
  • Emitir Guia de Pagamento (GPS);
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
  • Calendário de Pagamento;
  • Encontre uma Agência;
  • Verificar Autenticidade de Documentos.

O aplicativo Meu INSS está disponível para os sistemas Android e iOS. Após fazer o download do app, basta cadastrar um login e senha para acessar sua conta sempre que precisar realizar um agendamento.

O menu principal é simples, intuitivo e mostra todos os serviços a serem oferecidos. Basta selecionar o que deseja e concluir o agendamento.

Natália SatlerJornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
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