Antecipação 13º salário do INSS: Calendário anunciado! Veja as datas

A antecipação do 13º salário já está autorizada para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ordem veio do Governo Federal, sob o comando do presidente Jair Bolsonaro, após entrar em acordo com parlamentares do Congresso Nacional, para aplicar a verba de R$ 50 milhões na pasta.  

A quantia será paga em duas parcelas, que estão previstas para maio e junho. Durante esses meses, o beneficiário vai continuar recebendo o salário normalmente, mais o 13º. O calendário com as datas de pagamento já foi anunciado e o valor será depositado em conta bancária, como de costume. 

Publicidade

Publicidade

unidade a previdência social

Lista de beneficiários que vão receber o adiantamento

O adiantamento do 13º salário vai ser concedido a todos os segurados que estão ativos no regime da previdência, recebendo regularmente os pagamentos provenientes dos seguintes programas: 

Datas de pagamento da primeira parcela

Como foi mencionado, o calendário com as datas de antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS já está disponível, tanto em relação à primeira, quanto em relação à segunda parcela. Cada uma delas corresponde a 50% do valor de um salário tradicional.  

O órgão utiliza alguns critérios para definir o dia em que o cidadão vai receber. Há um grupo voltado a beneficiários com renda de até um salário mínimo e meio, e outro para os beneficiários que têm renda maior.

Publicidade

Publicidade

Veja nas tabelas a seguir quando você poderá ter acesso ao dinheiro, conforme tais critérios: 

Beneficiários com renda menor que 1,5 salário mínimo 

Final  1ª Parcela  

2ª Parcela 

1 

25 de maio   24 de junho 
2  26 de maio  

25 de junho 

3 

27 de maio  28 de junho  
4  28 de maio 
Publicidade

Publicidade

29 de junho 

5 

31 de maio  30 de junho 
6  01 de junho 

01 de julho 

7 

02 de junho  02 de julho 
8  04 de junho 
Publicidade

05 de julho  

Publicidade

9 

07 de junho  06 de julho 
0  08 de junho 

07 de julho 

 

Publicidade

Publicidade

Beneficiários com renda maior que 1,5 salário mínimo 

Final  1ª Parcela 

2ª Parcela 

1 e 6 

01 de junho  01 de julho 
2 e 7  02 de junho 

02 de julho 

3 e 8 

04 de junho  05 de julho 
4 e 9  07 de junho 

06 de julho 

5 e 0 

08 de junho 

07 de julho 

Possibilidade de pagamento do 14º salário 

No ano passado o ministro da economia, Paulo Guedes, mencionou a possibilidade de pagar o 14º salário para os beneficiários do INSS em dezembro de 2021. No entanto, até agora não há nenhuma confirmação em relação ao assunto.

De acordo com a autoridade, isso deve ser discutido nos próximos meses para se chegar a um consenso, pois depende da disponibilidade de verba pública. 

Um dos fatores que fazem os especialistas desacreditarem na implementação do 14º salário é o retorno do Auxílio Emergencial. Os novos pagamentos, que já começaram a acontecer e se estenderão até julho de 2021, acabam gerando impacto nas despesas dos cofres federais, e podem limitar a criação de outro benefício. 

Serviço

Em caso de dúvidas sobre a antecipação do 13º salário, ou assuntos correlacionados, acesse o portal online do INSS e consulte seus dados. Caso a sua necessidade não seja contemplada pelo site, entre em contato pelo telefone 135.

Você também pode se interessar: Guardar dinheiro mesmo ganhando pouco? É possível. Veja essas dicas super úteis

Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Antes de atuar como redatora, participei dos programas de estágio do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em Comunicação Organizacional e Estratégias Digitais no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário