Antecipação do 13º salário do INSS – O que se sabe até agora?

O governo federal pretende anunciar o calendário de pagamento da antecipação do 13º salário do INSS. As condições e formas de pagamento prometem ser as mesmas realizadas no ano passado.

Crise econômica

Diante da segunda onda da COVID-19 milhares de aposentados e pensionistas enfrentam dificuldades financeiras para arcar com a compra de insumos e pagamento de contas.

A crise econômica causada pelo vírus atingiu uma série de setores e, consequentemente, o bolso das pessoas na hora de adquirir produtos e serviços indispensáveis para a sobrevivência.

Por conta disso, o governo federal estuda oferecer novos pagamentos antecipados do 13º salário do INSS.

Antecipação do 13º salário do INSS

O governo federal poderá divulgar nesta semana o calendário de pagamento da antecipação do 13º salário para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social.

O anúncio de que o benefício seria antecipado em 2021 foi realizado no começo do ano.

No entanto, houve atraso na liberação da medida relativa ao orçamento da União e, por isso, não foi possível determinar com antecedência um prazo para a concessão do 13º salário.

Calendário de pagamento

Sendo assim, se as datas não forem determinadas até o dia 31 de março, o pagamento poderá ocorrer nos próximos meses juntamente com a folha de pagamento.

Nesse caso, o pagamento poderia ser feito no dia 26 de abril e no dia 3 de maio, para quem recebe um salário mínimo e para quem recebe benefício superior ao salário mínimo, respectivamente.

A decisão do governo federal de antecipar o 13º salário do INSS é uma medida de enfrentamento aos impactos socioeconômicos causados pela pandemia do novo coronavírus.

Impacto socioeconômico

A expectativa dos órgãos econômicos diante dos pagamentos a serem realizados aos beneficiários do INSS é de que possam ser injetados cerca de R$50 bilhões na economia brasileira.

De acordo com Paulo Guedes, atual ministro da economia, o benefício irá “proteger os mais vulneráveis, e os idosos, nessa segunda grande guerra contra o coronavírus”

idoso em caixa eletrônico
Antecipação do benefício promete aliviar o bolso de aposentados e pensionistas

Guedes acrescentou que a decisão não gera impacto fiscal extra, pois é somente um adiantamento de custos já considerados pelo orçamento da União.

Outro dado importante em relação a antecipação do 13º salário do INSS é que aproximadamente 30 milhões de segurados poderão ser contemplados com a medida.

Pagamento

Independente do calendário de pagamento a concessão do benefício será realizada em duas parcelas.

O primeiro pagamento será composto por 50% do valor total do benefício e o segundo pagamento promoverá os outros 50%.

Além disso, na última parcela será acrescido o desconto de Imposto de Renda, caso o beneficiário se enquadre nas condições exigidas para o processo de declaração.

Primeira onda do coronavírus

Em 2020, quando teve início o cenário pandêmico, o governo federal também optou por antecipar o 13º salário do INSS a fim de colaborar com famílias de baixa renda durante um momento de crise econômica.

Ano passado o pagamento também foi feito duas vezes. A primeira parcela foi correspondente a 50% do benefício e a segunda parcela foi um pouco menor.

As datas do primeiro e do segundo pagamentos foram:

  • 1ª parcela do pagamento do 13º salário INSS: 24 de abril e 8 de maio;
  • 2ª parcela do pagamento do 13º salário INSS: 25 de maio e 5 de junho.

Vale ressaltar que o pagamento foi realizado de acordo com o número final de cada benefício, NIS, e de forma proporcional aos direitos de cada aposentado e pensionista. 

Além disso, o depósito da antecipação do 13º salário foi feito diretamente na conta do beneficiário a fim de reduzir aglomerações em pontos de atendimento.

Em estimativa feita pelo Ministério da Economia, aproximadamente 35 milhões de pessoas receberam o benefício e cerca de R$23 bilhões de reais foram injetados na economia.

13º salário do INSS

O 13º salário do INSS é um benefício concedido aos aposentados e pensionistas que contribuem com o Instituto Nacional do Seguro Social.

Por ser um pagamento bônus oferecido aos beneficiários do INSS é recomendado que o valor seja investido com planejamento e de forma consciente. 

Alguns exemplos básicos para destinar o recursos são em dívidas abertas e produtos ou serviços essenciais.

Se houver uma boa administração do recurso, os beneficiários podem evitar problemas financeiros a médio e longo prazo. 

Com isso, a dica é fazer uma lista com prioridades que podem ser eliminadas utilizando o 13º salário antecipado do INSS.

Especialmente durante a pandemia, o recurso pode ser aplicado em produtos e serviços essenciais para a manutenção da saúde alimentar, física e mental de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Julia de Paula
Julia é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e, no momento, atua como redatora para o portal NoDetalhe. Ao longo da carreira, a jornalista tem se especializado em produção de conteúdo otimizado para motores de busca e conversão, além de gerenciamento de mídias sociais e marketing digital.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário