IR 2021: vale a pena pedir a antecipação da restituição oferecida pelo banco?
Devido a entrega da declaração do Imposto de Renda (IR 2021), muitos contribuintes vão poder solicitar a restituição do tributo.
No entanto, resta a dúvida: vale à pena solicitar essa antecipação? A seguir, saiba se é ou não viável antecipar ou não a restituição.
O que é a restituição do Imposto de Renda (IR 2021)?

Essa restituição significa que uma parte do tributo que foi paga, pode ser devolvida a você.
Assim dizendo, caso a Receita Federal identifique que você contribuiu mais do que era necessário ao longo do ano, essa quantia a mais vai ser devolvida para você.
Por isso, o valor destinado a cada contribuinte pode sofrer variações.
Como vai funcionar
O pagamento vai ocorre durante o ano em que o contribuinte enviou a declaração. É garantido que a devolução vai ser feita, mas isso pode demorar alguns meses.
Isso acontece pelo fato de o reembolso ser efetuado por meio de lotes mensais. Ou seja, todo o mês, um lote de contribuintes vai ser restituído.
Em vista disso, é importante destacar que o pagamento vai acontecer entre os meses de maio e setembro.
Todos têm direito ao reembolso?
Não serão todos os contribuintes com direito à restituição.
Apenas aqueles que conseguirão deduzir gastos e também, outros que contribuíram mais do que era preciso e, acima de tudo, não caíram na malha fina.
Antecipar a restituição significa o quê?
A antecipação da restituição é o mesmo que pedir um empréstimo ao banco que você possui conta com o valor da restituição que lhe cabe.
Dessa forma, a instituição financeira vai antecipar essa quantia e você vai pagar de volta assim que receber da Receita Federal, mas com juros.
De forma resumida, o contribuinte não está antecipando sua restituição, mas sim solicitando um empréstimo.
Assim sendo, como o banco está ciente de que esse cliente vai receber da Receita, a instituição libera o valor antecipado, no entanto, acrescentando juros.
Afinal, vale a pena solicitar a antecipação do IR 2021?
Depende de como está a sua situação financeira. Isto porque solicitar a antecipação da restituição do tributo pago pode ser viável caso você esteja necessitando de dinheiro e, se as condições forem vantajosas.
Dessa forma, sobre as dívidas que estão em atraso e com um valor alto, como cheque especial e cartão de crédito, por exemplo, o dinheiro restituído pode ajudar a pagar essas pendências.
Além disso, também pode valer a pena antecipar a restituição em casos de emergência e se for para investir no próprio negócio.
Contudo, antes mesmo de decidir pela antecipação é necessário que você pesquise todas as possíveis opções de empréstimos e lembrar que a antecipação é o mesmo que um empréstimo.
Ou seja, logo que você receber da Receita Federal vai ter que pagar com juros à instituição financeira que concedeu o empréstimo.
Quem receberá maior restituição?
As pessoas que possuem muitas despesas médicas têm muitos dependentes, gastos com aposentadoria privada e com a educação, podem ter direito de receber uma restituição maior.
Esses contribuintes vão ter acesso a um valor maior devido aos descontos no imposto que se acumularam com essas despesas.
Veja também: Quais são os erros mais comuns na declaração do Imposto de Renda?
Deixe seu comentário