IR 2021: vale a pena pedir a antecipação da restituição oferecida pelo banco?

Devido a entrega da declaração do Imposto de Renda (IR 2021), muitos contribuintes vão poder solicitar a restituição do tributo.

No entanto, resta a dúvida: vale à pena solicitar essa antecipação? A seguir, saiba se é ou não viável antecipar ou não a restituição.

Publicidade

Publicidade

O que é a restituição do Imposto de Renda (IR 2021)?

IR 2021

Essa restituição significa que uma parte do tributo que foi paga, pode ser devolvida a você.

Assim dizendo, caso a Receita Federal identifique que você contribuiu mais do que era necessário ao longo do ano, essa quantia a mais vai ser devolvida para você.

Por isso, o valor destinado a cada contribuinte pode sofrer variações.

Publicidade

Publicidade

Como vai funcionar

O pagamento vai ocorre durante o ano em que o contribuinte enviou a declaração. É garantido que a devolução vai ser feita, mas isso pode demorar alguns meses.

Isso acontece pelo fato de o reembolso ser efetuado por meio de lotes mensais. Ou seja, todo o mês, um lote de contribuintes vai ser restituído.

Em vista disso, é importante destacar que o pagamento vai acontecer entre os meses de maio e setembro.

Todos têm direito ao reembolso?

Não serão todos os contribuintes com direito à restituição.

Apenas aqueles que conseguirão deduzir gastos e também, outros que contribuíram mais do que era preciso e, acima de tudo, não caíram na malha fina.

Antecipar a restituição significa o quê?

A antecipação da restituição é o mesmo que pedir um empréstimo ao banco que você possui conta com o valor da restituição que lhe cabe.

Publicidade

Publicidade

Dessa forma, a instituição financeira vai antecipar essa quantia e você vai pagar de volta assim que receber da Receita Federal, mas com juros.

De forma resumida, o contribuinte não está antecipando sua restituição, mas sim solicitando um empréstimo.

Assim sendo, como o banco está ciente de que esse cliente vai receber da Receita, a instituição libera o valor antecipado, no entanto, acrescentando juros.

Afinal, vale a pena solicitar a antecipação do IR 2021?

Depende de como está a sua situação financeira. Isto porque solicitar a antecipação da restituição do tributo pago pode ser viável caso você esteja necessitando de dinheiro e, se as condições forem vantajosas.

Publicidade

Dessa forma, sobre as dívidas que estão em atraso e com um valor alto, como cheque especial e cartão de crédito, por exemplo, o dinheiro restituído pode ajudar a pagar essas pendências.

Publicidade

Além disso, também pode valer a pena antecipar a restituição em casos de emergência e se for para investir no próprio negócio.

Contudo, antes mesmo de decidir pela antecipação é necessário que você pesquise  todas as possíveis opções de empréstimos e lembrar que a antecipação é o mesmo que um empréstimo.

Ou seja, logo que você receber da Receita Federal vai ter que pagar com juros à instituição financeira que concedeu o empréstimo.

Quem receberá maior restituição?

Publicidade

Publicidade

As pessoas que possuem muitas despesas médicas têm muitos dependentes, gastos com aposentadoria privada e com a educação, podem ter direito de receber uma restituição maior.

Esses contribuintes vão ter acesso a um valor maior devido aos descontos no imposto que se acumularam com essas despesas.

Veja também: Quais são os erros mais comuns na declaração do Imposto de Renda?

Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante de leitura e apaixonado por música.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário