Aplicativo DETRAN RJ: entenda como ele funcionará e seus principais benefícios

Com o lançamento do aplicativo DETRAN RJ, o órgão prevê facilidade para os motoristas do Rio de Janeiro na hora de solicitar serviços relacionados aos veículos.

A divulgação dessa nova ferramenta foi feita por Adolfo Konder, o presidente do DETRAN, e disse que em breve a novidade vai estar disponível.

Publicidade

Publicidade

Quer saber mais sobre esse assunto? Neste post, entenda como essa ferramenta do DETRAN vai funcionar! Saiba mais a seguir.

A digitalização foi necessária

Aplicativo DETRAN RJ

Para tentar amenizar a disseminação da pandemia de covid-19, inúmeros serviços adotaram a digitalização de seus serviços.

Desse modo, as pessoas passaram a resolver grande parte de seus problemas sem sair de casa, utilizando a internet para isso.

Publicidade

Publicidade

Com isso em vista, o DETRAN, órgão que já tinha muitos serviços digitais, anunciou que um aplicativo para uso dos cariocas está sendo desenvolvido.

O aplicativo DETRAN RJ vai realizar serviços que são feitos presencialmente

Por meio da ferramenta, o proprietário de veículo automotivo vai conseguir ter acesso ao andamento das autuações, bem como baixar cópias (no formato PDF) de autos de infração.

Além disso, o usuário vai poder visualizar e fazer o download de notificações e Avisos de Recebimento (AR). E isso tudo sem ter de se deslocar a uma agência do DETRAN.

Em vista disso, o presidente do órgão ressalta que os usuários já têm acesso ao documento digital do carro e que, através do site do DETRAN, é possível efetuar os agendamentos para os serviços.

Dificuldades na hora de agendar

Está havendo muita reclamação de usuários a respeito da dificuldade para agendamentos.

Mediante a isso, Adolfo Konder destacou que desde outubro de 2020, quando assumiu o DETRAN-RJ, tem aberto licitações com o intuito de regularizar tais dificuldades.

Publicidade

Publicidade

Deste modo, o presidente do órgão prevê regularizar o estado em que se encontram as prestadoras de serviço das três diretorias: habilitação, identificação civil e veículos.

Benefícios do aplicativo DETRAN RJ

Por meio da digitalização dos serviços do DETRAN, é esperado que os proprietários de veículos automotores tenham mais facilidade no momento de resolver pendências.

A ideia primordial é a de tornar mais fácil a vida de todos os usuários. Fora isso, fazer com que os trâmites sejam menos burocráticos, e o principal: sem sair de casa.

O gestor do órgão ainda salientou uma série de serviços que podem ser feitos de forma online, como:

  • Devolução de taxas;
  • Baixa de restrição de veículo;
  • Averbação de CNH estrangeira;
  • Certidão de Inteiro Teor;
  • Regularização do motor;
  • Perícia médica.

Setores do DETRAN ainda não atendem presencialmente

Publicidade

A pandemia advinda do novo coronavírus resultou com que muitos setores do órgão do Rio de Janeiro fechassem as portas.

Publicidade

Devido a isso, no momento presente, apenas os setores referentes às diretorias de habilitação, identificação civil e veículos estão em funcionamento.

Fechamento de setores deixou solicitações em atraso

Como forma de conter a disseminação do vírus covid-19, o DETRA-RJ passou a não atender presencialmente entre os meses de março a julho de 2020.

No entanto, essa medida provocou com que a demanda de tarefas e atendimento aumentassem.

Publicidade

Publicidade

Assim sendo, embora existam protocolos sanitários que visem a segurança tanto do funcionário quanto do usuário, os atendimentos presenciais vão voltar de forma gradual, explica Adolfo Konder.

Veja também: Meu carro foi roubado. Tenho direito à restituição do IPVA?

Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante de leitura e apaixonado por música.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário