Aposentadoria de professores: Como funciona? Conheça as regras!

A aposentadoria dos professores é diferente do benefício de outras categorias profissionais. Mas para ter acesso a ela, é necessário a comprovação em carteira; a medida é válida para educadores da rede pública e privada.

Os benefícios da aposentadoria de educadores valem para profissionais que atuam no ensino infantil, fundamental, médio e na rede pública e privada. Mas se você ainda está com dúvidas, não se preocupe, pois vamos te orientar para que você entenda melhor o assunto.

Publicidade

Publicidade

professora em sala de aula

Mudanças causadas pela reforma

A reforma da previdência causou diversas mudanças na aposentadoria dos professores. Porém, as alterações no texto não afetam servidores estaduais e municipais. Ou seja, professores que atuam na rede estadual e municipal seguem com as mesmas regras de aposentadoria.

Confira abaixo quais foram as principais mudanças causadas pela reforma da previdência na aposentadoria de educadores:

  • Quanto à idade para se aposentar, a nova regra é de 57 anos para mulheres e 60 anos para homens;
  • Quanto ao tempo de contribuição: 25 anos para professores da rede pública e particular de ensino; educadores da rede pública precisam ter 10 anos de cargo, e da rede privada, 5 anos.

Porém, as regras acima só valem para professores que começaram a contribuir com a previdência depois que a reforma foi aprovada.

Publicidade

Publicidade

Valores da aposentadoria dos professores

Entre as mudanças causadas pela reforma da previdência na aposentadoria dos educadores, estão os valores do benefício. A aposentadoria da categoria passou para 60% do valor médio de todos os salários de contribuição, mais 2% a cada ano que exceder.

O período é de 20 anos de contribuição para homens e 15 para mulheres. A medida vale para professores do serviço público, mas com uma ressalva: o período de contribuição é de 20 anos, tanto para homens quanto para mulheres.

Aplicativo Meu INSS

O aplicativo Meu INSS chegou para facilitar a vida dos contribuintes. Nele, é possível realizar agendamentos e muitos outros serviços oferecidos pela Previdência Social.

Para utilizar a plataforma, basta ir até a loja de aplicativos do seu celular e fazer o download. O app roda tanto no sistema Android quanto no iOS.

Após baixar a plataforma, você poderá utilizá-la para usufruir dos mais de 90 serviços do INSS.

Confira abaixo alguns serviços que também são encontrados no site do INSS:

  • Agendamentos/Solicitações;
  • Agendar perícia;
  • Emitir Guia de Pagamento (GPS);
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
  • Calendário de Pagamento;
  • Encontre uma Agência;
  • Verificar Autenticidade de Documentos.
Publicidade

Publicidade

Sempre que precisar de um serviço, realize pelo aplicativo Meu INSS. Dessa forma você evita filas em locais públicos e evita se expor ao novo coronavírus.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário