Linhas de créditos para MPEs — confira as opções disponíveis para microempreendedores
Para ajudar no impacto econômico provocado pela pandemia, os microempreendedores têm à disposição as linhas de créditos para MPEs.
São várias instituições financeiras envolvidas nesse financiamento. A seguir, saiba quais são esses bancos, seus programas e os critérios exigidos.
Programas bancários que oferecem linhas de créditos para MPEs

Abaixo, conheça os programas que prestam apoio financeiro às empresas:
1. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social — BNDES
Atualmente o BNDES está oferecendo crédito às médias empresas com a finalidade de promover um capital de giro ou, aos microempreendedores que precisam fazer para que investimentos.
Tanto para capital de giro quanto para investimentos, o BNDES estabelece que o valor mínimo de financiamento seja de R$ 40 milhões.
A carência vai de 3 a 12 meses àqueles que optarem pelo financiamento para capital de giro, com prazo de até 48 meses para debitar a dívida.
Enquanto aos microempreendedores que solicitarem o crédito para investir, o período de carência vai de 12 a 60 meses, dispondo de até 120 meses para pagar o financiamento.
2. Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe)
Outro programa de linhas de créditos para MPEs é o Pronampe. Com ele, o governo federal socorreu as micro e pequenas empresas durante a disseminação do novo coronavírus.
Funciona da seguinte forma: o dinheiro é emprestado pelos bancos, que têm como garantia os recursos de um fundo público.
3. BB, Caixa, Itaú e suas linhas de créditos para MPEs
O Banco do Brasil oferece linhas de créditos para MPEs tanto para os que demonstrem querer investir quanto àqueles com a finalidade de fazer capital de giro.
A carência para a linha capital de giro é de seis meses, com prazo de pagamento até 48 meses.
Já o financiamento é direcionado aos microempreendedores que pretendem adquirir bens de capital.
Esse tipo de crédito tem a carência de 6 meses, com prazo de até 60 meses para quitar o financiamento.
Linha de crédito da Caixa
A instituição financeira Caixa Econômica Federal vem atuando com taxas e condições especiais desde que foi decretado estado de calamidade por conta da pandemia de covid-19.
Além do PRONAMPE, o banco oferece linhas de créditos para MPEs como o Fundo Garantidor para Investimentos (FGI) e o Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (FAMPE).
A respeito do FAMPE, ele atua em parceria com o SEBRAE e oferece aos microempreendedores um capital de giro com taxas a partir de 1,19% ao mês, com carência de até 12 meses.
Linha de crédito Itaú
Além desses bancos, a instituição Itaú também oferece linhas de créditos para MPEs. Os microempreendedores que optarem pela linha capital de giro, conseguem carência de cinco meses e tem até 60 meses para debitar a dívida.
No entanto, para aqueles que escolherem antecipar pagamentos no cartão de crédito, não possuem carência e o prazo dessa antecipação varia de 5 a 360 dias.
4. Banco do Povo e Desenvolve SP
O governo estadual de São Paulo anunciou linhas de créditos para MPEs disponibilizados pelo Banco do Povo e pelo Banco Desenvolve SP.
Assim, cerca de 50 milhões vai ser reservado de forma exclusiva para bares e restaurantes, e aproximadamente 50 milhões é o valor destinado a pequenos comércios como salões de beleza, academias, entre outros.
Deixe seu comentário