Custo de materiais de construção ficou 2,3% mais caro em junho: saiba o que aumentou

Os materiais de construção estão mais caros, de acordo com o Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A inflação do setor, que estava em 1,8% em maio de 2021, subiu para 2,3% em junho.

As altas nos preços da mão de obra, equipamentos e serviços, além da crise econômica causada pela pandemia, influenciaram o valor dos materiais de construção. Entre os produtos com maior índice de aumento da inflação estão: ferro, aço, cimento, forro PVC, telha, condutor elétrico e tijolo.

Publicidade

Publicidade

Dicas para economizar em tempos de inflação alta

Já sabemos que os materiais de construção estão mais caros, mas se mesmo assim você quiser construir, saiba que há formas de economizar e não ter dores de cabeça durante a compra dos materiais necessários para a obra.

materiais de construção estão mais caros
Imagem: Freepik/Reprodução

Planejamento e orçamento

Antes de ir às compras, estabeleça o que é prioridade e faça uma lista dos materiais indispensáveis para a obra. Isso vai te ajudar a definir o que é essencial, sem gastar demais, nem comprar materiais que não sejam necessários no momento.

Além do preço, é importante que você se atente à qualidade dos materiais. Nem tudo o que é mais barato será melhor para a sua obra. Analise os produtos com atenção e calcule para saber se a compra valerá a pena a longo prazo.

Publicidade

Publicidade

Não esqueça de estabelecer um limite de orçamento para suas compras. Fazendo uma lista do que é prioridade e tendo um orçamento estabelecido para comprar o que é essencial para o andamento da obra vai te ajudar a não extrapolar na hora das compras.

Pesquise e compare preços para evitar desperdícios

É importante que você pesquise preços em diversas lojas de materiais de construção e os compare. Esta curadoria pode ser feita tanto em lojas físicas quanto em estabelecimentos online. 

Muitas vezes um mesmo produto pode estar mais barato em outra loja. Pense também em quanto você irá economizar em materiais que precisam ser comprados em grande quantidade, como os da fundação da obra.

Fique de olho também no desperdício de materiais. Calcule corretamente o quanto de cada material deverá ser comprado para realizar a obra sem causar prejuízos. Neste quesito, será importante a orientação de um mestre de obras experiente, que poderá te auxiliar na hora de montar a lista de compras e as quantidades certas de materiais.

Descontos à vista

Para realizar uma obra, é importante que você possua uma reserva financeira segura. Isso vai te ajudar na hora de realizar as compras, pois com dinheiro na mão é possível pedir desconto.

Por isso a importância da pesquisa, como dissemos acima. Quando você busca pelos melhores preços, mantendo a qualidade dos produtos, e ainda opta por estabelecimentos que oferecem descontos à vista, o saldo final será a economia.

Publicidade

Publicidade

Você já sabe que os materiais de construção estão mais caros, mas com estas dicas é possível realizar a sua obra comprando materiais de qualidade e gastando menos.

Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário