Aumento no valor do Combustível: Como você sentirá no seu bolso?

A gasolina já subiu 13% nas refinarias em 2021, e esse aumento no valor do combustível impacta diretamente no bolso dos consumidores. Só em janeiro, a Petrobras já anunciou dois aumentos para a gasolina e um para o diesel.

Em 8 de janeiro, a refinaria fez um reajuste de 7,6%, mas no dia 26 do mesmo mês, o percentual subiu para mais 5%, totalizando um aumento de 13%. Além disso, o diesel também foi reajustado em 4,4%, causando o descontentamento dos caminhoneiros, o que levou às paralisações da categoria.

Publicidade

Publicidade

As principais causas que levam ao aumento no valor do combustível são: 

  • Expectativa de valorização do barril de petróleo, já que no momento a oferta está restrita por parte da Organização de Países Exportadores de Petróleo e Rússia; 
  • Crescimento projetado da economia mundial com o avanço da vacinação contra a Covid-19;
  • Incerteza em relação ao câmbio, diante ao desequilíbrio das contas públicas nacionais.

Mas, para além das questões econômicas e políticas que causam os reajustes, é necessário entender qual o impacto do aumento no valor do combustível no seu bolso. 

aumento no valor do combustível

Aumento no valor do combustível e o bolso do consumidor

Especialistas projetam que o consumidor final sofrerá com uma alta entre 8% e 10% no preço da gasolina. Quem mais sentirá o peso no bolso pelo aumento no valor do combustível é o consumidor de classe média que tem carro e os trabalhadores que dependem de veículos para se sustentar, como motoristas de aplicativos e entregadores.

Publicidade

Publicidade

O diesel vai pesar diretamente no IPCA, índice oficial que mede a inflação do país. Mas o trabalhador, mais uma vez, vai sentir as consequências, principalmente no frete de produtos transportados por rodovias e em alguns custos industriais.

A estimativa dos analistas é que 2021 tenha uma inflação abaixo da meta, mas o aumento no preço dos combustíveis, somada à alta no valor dos alimentos e à expectativa de IPCA acumulado em 12 meses, deve superar os 6% em maio, o que deve causar muito prejuízo aos brasileiros.

O valor do botijão de gás também deve subir com o aumento no valor do combustível. Ou seja, a alta no preço dos alimentos, da gasolina e do diesel desencadeia um efeito dominó, aumentando o valor dos transportes, taxas, serviços e produtos.

Alta nos combustíveis é problema coletivo

Segundo o coordenador do IPCA da FGV, André Braz: “A inflação dos menos favorecidos é pautada em parte pelo preço dos transportes públicos. Pois o principal meio de transporte no Brasil é o ônibus urbano e 30% do custo da passagem é derivado do preço do diesel. Então, se ele sobe, acaba influenciando no custo da passagem de ônibus, que é um item de peso para as famílias de baixa renda”.

Além disso, Braz afirma que a alta no diesel também aumenta as despesas com os fretes, pois acaba ficando mais caro transportar mercadorias para os centros urbanos, ou seja, uma parte do frete cobrado pelas transportadoras é transferido para o preço final de todos os serviços e produtos consumidos nas cidades.

O economista alerta ainda que o diesel e outros óleos combustíveis e lubrificantes são utilizados nas indústrias, o que aumenta o custo de produção do país, o que pode causar o aumento do preço de diversos produtos, impactando o bolso das famílias e das indústrias brasileiras.

Publicidade

Publicidade

Já a alta na gasolina deve afetar a população mais rica do país, de acordo com o especialista, pois “quem tem carro, normalmente, pertence à classe média mais alta”. Isso porque a gasolina afeta mais o IPCA. Braz avalia que a situação é grave, “pois o índice é base para uma série de contratos que podem ser indiretamente afetados pelo aumento do combustível”.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário