Auxílio Esporte Escolar do Auxílio Brasil – Como funciona?

Imagem com título Auxílio Brasil
Programa Auxílio Brasil oferecerá benefícios extras (imagem: reprodução/site FDR)

Em outubro serão pagas as últimas parcelas do auxílio emergencial. No mês seguinte, será iniciado o novo Bolsa Família, sob o nome de Auxílio Brasil.

Esse novo programa assistencial anunciado pelo governo na terça-feira, 10 de agosto, terá a finalidade de oferecer outros benefícios e programas, como o Auxílio Esporte Escolar, Criança Cidadã e Bola de Iniciação Científica Júnior.

Publicidade

Publicidade

Saiba mais a seguir como vai funcionar o Programa Esporte Escolar do Auxílio Brasil, entre outras particularidades.

Quem pode participar do Auxílio Brasil?

Imagem com título Auxílio Brasil
Programa Auxílio Brasil oferecerá benefícios extras (imagem: reprodução/site FDR)

Cerca de 14 milhões de brasileiros são atendidos pelo Programa Bolsa Família, no entanto, de acordo com o governo federal, a quantidade de beneficiários tende a aumentar para 16 milhões.

O Auxílio Brasil será repassado aos grupos familiares que já recebem o Bolsa Família. Os cidadãos cujos núcleos familiares se encontram em situação de extrema pobreza serão os beneficiários.

Publicidade

Publicidade

Vale mencionar que têm direito ao auxílio, as famílias que detém gestante ou indivíduos com até 21 anos incompletos em seu núcleo.

Valor do Auxílio Brasil

Ainda não foi divulgado o valor do Auxílio Brasil, porém, o presidente Jair Bolsonaro estima que o valor a ser repassado pelo auxílio pode ser de 50% a mais do que aquele que está em vigência.

Em vista da quantia paga pelo Programa Bolsa Família, é possível estimar que o valor do auxílio seja aproximado de R$300,00.

Auxílio Brasil: como se inscrever

Por se tratar de um programa recém-surgido, e que depende de votação, não há nada definido acerca das inscrições. No momento, é certo que os beneficiários do Programa Bolsa Família vão estar inclusos no Auxílio Brasil.

Se o auxílio tiver como base o Bolsa Família, ele utilizará o Cadastro Único (CadÚnico) como meio para realizar o cadastramento. As famílias também podem ser atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) — órgão público presente em cada município.

Como funciona o Esporte Escolar do Auxílio Brasil?

O Auxílio Brasil disponibilizará, à população, benefícios como o Esporte Escolar. Este auxílio é voltado à classe estudantil cuja faixa etária está entre os 12 e 17 anos.

Publicidade

Publicidade

Assim, receberão certo bônus os estudantes que conseguirem destaque na área esportiva. A bonificação será dividida em 12 parcelas e, para conseguir acesso ao dinheiro as famílias devem estar inscritas no Auxílio Brasil.

Como vai funcionar o Auxílio Brasil

Além do Auxílio Esporte Escolar, o novo programa conta com outros benefícios extras. Confira quais são eles:

Auxílio Criança Cidadã: os grupos familiares que possuem criança (s) entre a faixa etária de 0 a 48 meses e precisam trabalhar, mas não conseguem creche, receberão um valor (não definido) mensalmente.

Inclusão Produtiva Rural: trata-se de uma quantia concedida, por até 36 meses, aos agricultores cadastrados no Programa Auxílio Brasil. O valor será fornecido por três mês, podendo ou não haver prorrogação após esse período.

Publicidade

Bolsa de Iniciação Científica Júnior: essa ajuda de custo se refere a um bônus voltado a estudantes que obtiveram bom desempenho em competições acadêmicas e científicas. A bolsa será paga em 12 parcelas e o solicitante deve ser um beneficiário do Auxílio Brasil.

Publicidade

Compensatório de Transição: benefício direcionado às famílias que eram beneficiárias do Programa Bolsa Família e que migraram para o novo programa.

Auxílio Inclusão Produtiva Urbana: tem direito a receber esse benefício as pessoas que comprovarem vínculo de emprego formal e, aqueles presentes na folha de pagamento do Auxílio Brasil.

Vale ressaltar que o Auxílio Brasil vai entrar em vigor em novembro e, funcionará no lugar do Programa Bolsa Família, podendo ser entendido como substituto desta assistência social.

Publicidade

Publicidade

Fontes: FinanZero, Gov.br

Paulo Victor SilvaEstudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante de leitura e apaixonado por música.
Veja mais ›
Fechar