Auxílio moradia: o que é, valores e como funciona?

Recurso financeiro para moradia é oferecido às famílias carentes em todo o Brasil. Saiba quem pode solicitar o benefício e saiba como realizar o procedimento.

Auxílio moradia

Assegurada pela Constituição Federal como um direito de todo cidadão, a moradia ainda é uma dificuldade social no Brasil.

Publicidade

Publicidade

Com o objetivo de reduzir os impactos causados pela falta de moradia, o auxílio moradia, bem como o auxílio aluguel foram elaborados para atender as famílias mais carentes do país.

O benefício ainda é concedido temporariamente para a população e de forma facultativa de acordo com as decisões dos municípios e estados.

Dessa forma, o valor do benefício acaba sendo relativo, bem como os critérios de concessão. 

Publicidade

Publicidade

No entanto, o pagamento é feito geralmente ao longo de seis meses com possibilidade de prorrogação em caso de extrema necessidade.

É importante deixar claro que em casos de desastres naturais não são todas as famílias que têm direito a receber o benefício, apenas aquelas que comprovam a situação de vulnerabilidade social.

Requisitos

Para ter acesso ao auxílio moradia e auxílio aluguel às famílias precisam comprovar que não possuem imóvel próprio e que não contam com recursos para arcar com um aluguel.

Feito isso os valores são repassados para as prefeituras ou para o Estado, e cabe aos órgãos responsáveis nessas instâncias encaminhar a verba para cada família.

Lembrando que o valor é equivalente ao pagamento do aluguel do abrigo em que a família se encontra. 

auxílio moradia
Saiba quem tem direito e como solicitar o benefício

Outro detalhe importante a ser mencionado é que enquanto a família recebe o auxílio moradia ela é acompanhada por equipes de Assistência Social. Cabe aos profissionais avaliar a situação dos moradores durante o período e confirmar a necessidade do benefício.

Publicidade

Publicidade

Por ser um recurso temporário muitas vezes as famílias são encaminhadas a programas sociais habitacionais e, para isso, são cadastradas em programas de geração de renda ou qualificação profissional.

O objetivo da ação é respaldar as famílias em caso de encerramento do pagamento para que elas tenham condições de se sustentar financeiramente.

Como solicitar

As famílias interessadas em solicitar o auxílio moradia ou auxílio aluguel devem contatar diretamente as prefeituras de suas cidades. 

Nesse caso, os setores da Defesa Civil ou Assistência Social poderão oferecer algum suporte e orientação de acordo com a necessidade de cada família.

Valor

Publicidade

Os valores determinados para o auxílio moradia ou auxílio aluguel variam entre R$250 e R$800. Contudo, é importante informar que os benefícios podem ser diferentes de acordo com uma série de características.

Publicidade

Sendo assim, é necessário se informar sobre o benefício diretamente com os órgãos responsáveis na sua cidade.

Outra informação importante é que caso algum dado fornecido seja falso ou omisso, a renda pode ser suspensa. Sendo assim, evite fraudes durante o processo de solicitação do auxílio moradia e aluguel.

Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário