Avon tem inscrições abertas até o fim do mês para programa de estágio exclusivo para mulheres negras

Avon anuncia programa de estágio voltado para estudantes negras. Iniciativa tem como intenção reduzir a desigualdade de raça e gênero no mercado de trabalho.

Vagas de emprego

A Avon anunciou o lançamento de um programa de capacitação desenvolvido especialmente para estudantes negras.

Publicidade

Publicidade

O Sou Potência foi criado pela consultoria Indique Uma Preta e tem como objetivo promover a inserção de mulheres negras no mercado de trabalho a partir do estágio.

Inscrição

As inscrições já foram liberadas e podem ser realizadas aqui até o dia 30 de junho. As oportunidades são voltadas para o nível de estágio nas áreas de Marketing, Finanças, Compras e estão localizadas em São Paulo e na Bahia.

Para participar do processo seletivo as candidatas devem ter formação prevista para dezembro de 2022 ou dezembro de 2023.

Publicidade

Publicidade

Processo seletivo

O processo seletivo do programa Sou Potência contará com o apoio da Indique uma Preta para a etapa de recrutamento e seleção.

Na sequência as candidatas deverão participar de um evento ao longo quatro dias que culminará no mapeamento e contratação de talentos para as vagas oferecidas.

Vale lembrar que as candidatas que não forem selecionadas terão os currículos cadastrados no banco de talentos da Indique Uma Preta e da Avon para oportunidades futuras.

Iniciativa

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mulheres pretas e pardas representam cerca de 27,8% da população brasileira.

Na educação, especificamente no ensino superior, a presença da população negra em geral chega apenas a 38,1% dos estudantes matriculados conforme dados do Quero Bolsa.

Vagas de estágio são exclusivas para estudantes negras

Diante desse cenário e do aumento da vulnerabilidade da população negra, especialmente as mulheres, em relação à pandemia do novo coronavírus, a iniciativa da Avon assegura uma oportunidade para o público em questão diante do mercado de trabalho.

Publicidade

Publicidade

Amanda Abreu, Daniele Mattos e Verônica Dudiman, sócias co-fundadoras da consultoria afirmam que “Esse programa é muito significativo para nós, que somos uma empresa liderada, gerida e composta exclusivamente por mulheres negras. Desenvolver um processo seletivo focado neste grupo é celebrar, protagonizar e contar nossa própria história”.

Em relação a Avon, a companhia se compromete a prestar contas do processo de equidade, pois aponta um compromisso de que até 2030 quer ter 30% de cargos de chefia liderados por mulheres negras.

Até o fim do ano passado a Avon contava com 28% do quadro de funcionários formados por pessoas negras. Em 2017 a porcentagem era de 23%.

A partir do processo de seleção e recrutamento especializado do programa a Avon pretende mudar esse cenário a fim de reconhecer, valorizar e possibilitar a capacitação de mulheres negras para o mercado de trabalho, bem como estimular outras empresas a fazerem o mesmo.

Avon

Publicidade

Apesar de estar incluindo mudanças na estrutura da empresa diante do mercado de trabalho, a Avon também precisa passar por reformulações diante da elaboração dos próprios produtos.

Publicidade

Esse processo de mudança se iniciou em 2013 e até o momento a Avon tenta adequar os produtos para a realidade cromática das peles brasileiras. Um diferencial são os nove tons de produtos para peles negras. 

No último trimestre de 2020, a Avon fez uma pesquisa com mulheres negras e percebeu que 70% das entrevistadas não estavam satisfeitas com os produtos específicos para o tipo de pele.

Ainda sobre a pesquisa, cerca de 46% das entrevistadas acabavam não comprando os produtos por não encontrarem o tom da pele desejado.

Publicidade

Publicidade

A pesquisa possibilitou a produção de 28 itens de maquiagem para peles pretas e pardas e mais 53 novos produtos serão lançados até o fim deste ano.

A ação contou com o apoio da maquiadora Daniele Da Mata, especialista em pele negra e da cientista americana Candice DeLeo Novack, responsável pelo desenvolvimento de produtos para olhos, rosto e design técnico de produtos da Avon. 

Fontes: JC Concursos

Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário