Avon tem inscrições abertas até o fim do mês para programa de estágio exclusivo para mulheres negras
Avon anuncia programa de estágio voltado para estudantes negras. Iniciativa tem como intenção reduzir a desigualdade de raça e gênero no mercado de trabalho.
Vagas de emprego
A Avon anunciou o lançamento de um programa de capacitação desenvolvido especialmente para estudantes negras.
O Sou Potência foi criado pela consultoria Indique Uma Preta e tem como objetivo promover a inserção de mulheres negras no mercado de trabalho a partir do estágio.
Inscrição
As inscrições já foram liberadas e podem ser realizadas aqui até o dia 30 de junho. As oportunidades são voltadas para o nível de estágio nas áreas de Marketing, Finanças, Compras e estão localizadas em São Paulo e na Bahia.
Para participar do processo seletivo as candidatas devem ter formação prevista para dezembro de 2022 ou dezembro de 2023.
Processo seletivo
O processo seletivo do programa Sou Potência contará com o apoio da Indique uma Preta para a etapa de recrutamento e seleção.
Na sequência as candidatas deverão participar de um evento ao longo quatro dias que culminará no mapeamento e contratação de talentos para as vagas oferecidas.
Vale lembrar que as candidatas que não forem selecionadas terão os currículos cadastrados no banco de talentos da Indique Uma Preta e da Avon para oportunidades futuras.
Iniciativa
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mulheres pretas e pardas representam cerca de 27,8% da população brasileira.
Na educação, especificamente no ensino superior, a presença da população negra em geral chega apenas a 38,1% dos estudantes matriculados conforme dados do Quero Bolsa.

Diante desse cenário e do aumento da vulnerabilidade da população negra, especialmente as mulheres, em relação à pandemia do novo coronavírus, a iniciativa da Avon assegura uma oportunidade para o público em questão diante do mercado de trabalho.
Amanda Abreu, Daniele Mattos e Verônica Dudiman, sócias co-fundadoras da consultoria afirmam que “Esse programa é muito significativo para nós, que somos uma empresa liderada, gerida e composta exclusivamente por mulheres negras. Desenvolver um processo seletivo focado neste grupo é celebrar, protagonizar e contar nossa própria história”.
Em relação a Avon, a companhia se compromete a prestar contas do processo de equidade, pois aponta um compromisso de que até 2030 quer ter 30% de cargos de chefia liderados por mulheres negras.
Até o fim do ano passado a Avon contava com 28% do quadro de funcionários formados por pessoas negras. Em 2017 a porcentagem era de 23%.
A partir do processo de seleção e recrutamento especializado do programa a Avon pretende mudar esse cenário a fim de reconhecer, valorizar e possibilitar a capacitação de mulheres negras para o mercado de trabalho, bem como estimular outras empresas a fazerem o mesmo.
Avon
Apesar de estar incluindo mudanças na estrutura da empresa diante do mercado de trabalho, a Avon também precisa passar por reformulações diante da elaboração dos próprios produtos.
Esse processo de mudança se iniciou em 2013 e até o momento a Avon tenta adequar os produtos para a realidade cromática das peles brasileiras. Um diferencial são os nove tons de produtos para peles negras.
No último trimestre de 2020, a Avon fez uma pesquisa com mulheres negras e percebeu que 70% das entrevistadas não estavam satisfeitas com os produtos específicos para o tipo de pele.
Ainda sobre a pesquisa, cerca de 46% das entrevistadas acabavam não comprando os produtos por não encontrarem o tom da pele desejado.
A pesquisa possibilitou a produção de 28 itens de maquiagem para peles pretas e pardas e mais 53 novos produtos serão lançados até o fim deste ano.
A ação contou com o apoio da maquiadora Daniele Da Mata, especialista em pele negra e da cientista americana Candice DeLeo Novack, responsável pelo desenvolvimento de produtos para olhos, rosto e design técnico de produtos da Avon.
Fontes: JC Concursos
Deixe seu comentário