Pix: Banco Central planeja implantar leitura facial – Entenda mais essa novidade!

O Banco Central estuda implantar leitura facial no Pix, além do uso offline e pagamentos por aproximação do sistema de transferências instantâneas. As novidades foram anunciadas nesta quarta-feira (26) pelo presidente da entidade, Roberto Campos Neto.

Segundo Neto, o BC está desenhando um sistema onde o usuário poderá transferir recursos do online para o offline através do Pix. O Banco Central está focado em garantir toda a segurança necessária para que a leitura facial no Pix e as demais funcionalidades sejam implantadas.

Publicidade

Publicidade

O presidente da entidade afirma que o Pix poderá ser uma espécie de identidade digital do brasileiro, além de destacar que o sistema poderá criar serviços públicos mais eficientes. “Grande parte do custo do serviço público está na burocracia, na lentidão, na ineficiência, e a digitalização remove isso. Então, entendemos que o Pix pode, em algum momento, cumprir essa função”, complementou.

simulação de homem fazendo leitura facial com celular

Novidades com data marcada

Enquanto o Banco Central não lança a leitura facial no Pix, há outras novidades confirmadas para 2021 que irão turbinar o sistema de transferências instantâneas. A partir de junho será possível sacar dinheiro pelo Pix. 

A nova funcionalidade poderá ser utilizada no comércio da seguinte forma: o cliente poderá realizar uma transferência para a conta da loja em que estiver comprando, e o lojista devolverá o valor em espécie.

Publicidade

Publicidade

O objetivo do Banco Central é a otimização dos serviços, para que os clientes não fiquem dependentes apenas de caixas eletrônicos de bancos para sacar dinheiro. Além disso, é esperada maior economia para os comerciantes, que vão gastar menos na logística de transporte do dinheiro.

Vantagens do Pix para empresas

Comerciantes, lojistas e empreendedores podem se beneficiar com as inúmeras vantagens do Pix. Isso porque o sistema de transferências do Banco Central é instantâneo, o que facilita muito na hora de realizar as negociações.

Além disso, o Pix é uma opção muito mais barata do que outros métodos tradicionais disponíveis no mercado financeiro. A consequência desta economia são taxas mais baratas, tanto para o cliente quanto para o empreendedor. Atualmente, muitos bancos zeraram suas tarifas para transações com o Pix.

Como o Pix é um sistema de transações instantâneas, tudo acontece na hora. A transferência leva apenas 10 segundos para enviar o dinheiro de uma conta para a outra.

O sistema funciona normalmente aos fins de semana e feriados, 24 horas por dia. Para utilizar o Pix, não é preciso ter grande capital de giro, o que dá mais fôlego aos pequenos negócios, por exemplo.

Cadastro da chave Pix

O cadastro da chave Pix pode ser realizado tanto no site quanto no aplicativo do banco que você é cliente. Além disso, é possível ir pessoalmente até a agência mais próxima para solicitar ajuda de um especialista.

Publicidade

Publicidade

Mas é muito simples fazer o cadastro da chave sozinho. Você pode usar o número do seu CPF/CNPJ, celular, e-mail ou até criar uma chave aleatória, que é uma sequência alfanumérica disponibilizada pelo próprio sistema.

A comprovação do vínculo de posse da chave é feita pelo seu e-mail. Você vai receber uma mensagem do banco com o link de comprovação. Basta clicar nele para comprovar sua identidade e começar a utilizar sua chave do PIX.

Mas se no cadastro a chave for seu número de telefone, você receberá um código por SMS. Ele deve ser inserido no aplicativo do seu banco para que a identificação seja confirmada.

Mas fique atento, pois o Banco Central não realiza nenhuma confirmação por meio de ligações telefônicas, nem por links enviados por SMS ou por e-mail sem que você tenha solicitado contato.

Publicidade

Lembre-se de nunca passar seus dados pessoais a pessoas desconhecidas, muito menos clique em links que prometem cadastrar você no Pix. Evite também fornecer seus dados através de ligações.

Publicidade

O Banco Central e as instituições financeiras que estão no PIX nunca vão utilizar esses meios para fazer cadastro ou identificação. Ao evitar fornecer seus dados, você protege sua conta e não cai em fraudes ou golpes digitais.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário