Bancos fecham 1.600 agências e demitem mais de 15 mil funcionários em 2021

Devido o avanço da digitalização do setor financeiro e de bancos digitais, diversas agências bancárias tradicionais têm optado em fechar as portas.

De acordo com informações divulgadas nos balanços do segundo trimestre, no período de um ano, instituições financeiras como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander fecharam mais de 1600 agências físicas.

Publicidade

Publicidade

Desta forma, a diminuição dos postos de trabalho resultou na demissão de aproximadamente 15 mil funcionários nesses bancos.

A Caixa aposta na contratação de colaboradores

Carteiras de trabalho reunidas
Agências bancárias fecham e demitem mais de 15 mil funcionários (imagem: reprodução/site Diário da Amazônia)

Em contrapartida às agências bancárias que encerraram suas atividades, a Caixa Econômica Federal abriu 2.498 vagas no primeiro trimestre 2021.

Segundo o site 6 minutos, especialistas apontam que as contratações de funcionários pela Caixa fazem parte de uma estratégia para ter sucesso na abertura de agências físicas da instituição.

Publicidade

Publicidade

A Caixa quer expandir o raio de atuação com agências próprias, já que hoje, muitas vezes, está vinculada a correspondentes bancários, como as lotéricas.

Disse o analista em sistema financeiro da Austin Rating, Luis Miguel Santacreu, ao 6 Minutos — portal de notícas do site Uol.

Entretanto, de acordo com João Augusto Salles, economista da Senso Corretora, por trás desse posicionamento da instituição, há uma questão política. Fato este, explicado pela grande adesão da Caixa ao público de baixa renda.

Com isso, o banco se sente motivado em promover a ampliação para o interior brasileiro e, assim, dar mais acesso ao público.

Corte nas agências bancárias

Em vista dos dados divulgados no balanço de resultados das empresas, em um ano, o Banco do Brasil apresentou corte de 390 agências; o Bradesco 999; o Itaú, mais de 110 e o Banco Santander, 144 agências.

Em razão da queda no pagamento das tarifas pelos consumidores, adjunto a concorrência das fintechs, é preciso que os bancos físicos revejam o orçamento, ainda mais em um cenário no qual a pandemia fez com que a digitalização fosse acelerada.

Como as agências bancárias devem acompanhar os bancos digitais?

Pelo fato de não haver taxas bancárias, os bancos digitais têm ganhado a preferência do mercado consumidor. Além disso, não é necessário esperar em filas para realizar algumas ações financeiras.

Publicidade

Publicidade

Assim, para que os bancos tradicionais consigam acompanhar as fintechs, eles precisam investir em certas estratégias.

Pensando nisso, o Banco Bradesco inovou ao criar o Next (banco digital direcionando ao público jovem), que está em constante modernização para deixar a estrutura equiparada.

Enquanto o Banco Itaú investe na digitalização de dentro para fora. Dessa forma, substitui certos sistemas e até cria novas soluções.

Passos que levam à digitalização

Com a finalidade de estar a par da digitalização dos setores financeiros, os bancos tradicionais podem focar em 3 passos essenciais, como:

  • Promover mudanças de acordo com as preferências e expectativas dos consumidores;
  • Aceitar e se adequar à inteligência artificial aplicadas nos setores financeiros;
  • Ficar por dentro acerca do que as super marcas tem feito a respeito à experiência do consumidor.

Sobrevivência dos bancos físicos

Publicidade

Embora tenha ocorrido crescimento considerável no número de bancos digitais, é válido ressaltar que um banco tradicional não vai deixar de existir devido o avanço dos serviços financeiros digitais.

Publicidade

O que está previsto para acontecer, diz respeito à mudança com relação aos tipos de serviços e produtos, além do modo como eles são ofertados ao público.

Fonte: site 6 Minutos

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante de leitura e apaixonado por música.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário