Benefícios sociais do governo: como fazer consulta?

Várias cédulas de cinquenta reais dispostas
Benefícios sociais do governos solicitados de forma remota. (Imagem: Reprodução/Prefeitura de Curitiba)

Durante a pandemia, pedir e acompanhar os benefícios sociais do governo utilizando a internet é uma forma de evitar que filas sejam formadas nos postos de atendimento.

Para isso, o governo tem disponibilizado aplicativos nos quais os brasileiros podem solicitar alguns benefícios sem sair de casa.

Publicidade

Publicidade

Conheça hoje os 5 aplicativos que permitem a solicitação e acompanhamento de certos benefícios sociais! Saiba mais a seguir.

1. Portal do governo federal

Várias cédulas de cinquenta reais dispostas
Benefícios sociais do governos solicitados de forma remota. (Imagem: Reprodução/Prefeitura de Curitiba)

Por meio do portal Gov.br é possível fazer consultas a respeito dos benefícios sociais do governo.

Nessa mesma plataforma, o cidadão também consegue se cadastrar em diferentes programas sociais.

Publicidade

Publicidade

A respeito disso, em 2020, o auxílio emergencial foi o programa social que apresentou o maior número de inscritos.

Para ter acesso ao que o site disponibiliza, basta entrar na plataforma gov.br. Dentro dela, no canto superior direito, em “Buscar no Site”, insira o serviço que está à procura de informações e clique na lupa para finalizar a pesquisa.

2. Auxílio emergencial

O auxílio emergencial é um benefício concedido pelo governo federal que, inicialmente, creditou parcelas pela Caixa no valor de R$ 600 mensalmente .

Essa ajuda de custo teve o intuito de amparar as famílias que mais foram afetadas pela crise advinda da pandemia de covid-19.

Até o final de 2020, o cidadão conseguia solicitar o auxílio emergencial pelo site auxilio.caixa.gov.br ou via aplicativo Caixa Tem.

Com esse app, os beneficiários recebiam o valor do benefício e, depois de certo tempo, podiam promover transferência da quantia creditada.

Publicidade

Publicidade

No entanto, em 2021 o governo passou a não permitir que novos cadastros fossem realizados.

3. Seguro-desemprego

O seguro-desemprego se trata de um benefício destinado a todo empregado assalariado que, por algum motivo, foi dispensado de suas atividades.

Dias depois que ocorre a demissão, o trabalhador consegue solicitar esse benefício utilizando o app Carteira de Trabalho Digital.

Esse aplicativo permite consultas a outros benefícios, como o BEm (Benefício Emergencial) e o Abono Salarial.

4. Consultar o CPF

Publicidade

Pelo aplicativo CPF Digital, a sociedade pode consultar o número de sua inscrição e obter o documento sob formato digital.

Publicidade

Utilizando esse app, a pessoa consegue fazer download da CNH Digital. E, por meio de um QR Code, ela verifica a autenticidade dos dados.

Para isso, é preciso que o número do CPF e a data de nascimento sejam informados. Depois, basta prosseguir com as informações que o aplicativo pede.

5. Programa Bolsa Família

O Programa Bolsa Família é um programa social no qual ocorre a transferência de renda.

Publicidade

Publicidade

Esse benefício é mantido tanto pela Caixa quanto pelo governo federal. Essa ajuda de custo visa assegurar que as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza tenham acesso à educação, saúde e alimentação.

Para receber esse benefício, é preciso que a pessoa esteja inscrita no CadÚnico. Assim, todo o mês, o Ministério de Desenvolvimento Social realiza a seleção das famílias que continuarão sendo beneficiadas pelo Bolsa Família.

Com o aplicativo do Programa Bolsa Família Caixa, as pessoas beneficiárias conseguem acesso a (s):

  • Parcelas que foram liberadas, bem como extrato detalhado;
  • Consulta a saldos;
  • Acompanhamento de calendário que contém as datas de pagamento;

Antes da pandemia, por meio desse aplicativo era possível localizar a agência Caixa mais próxima para ser atendido presencialmente.

Paulo Victor SilvaEstudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante de leitura e apaixonado por música.
Veja mais ›
Fechar