Boleto falso: Confira dicas importantes para que você não caia nesse golpe!

Muitas pessoas não prestam atenção como deveriam, porém, é preciso ter muito cuidado na hora de efetuar pagamentos, principalmente quando são feitos na modalidade boleto, visto que muitos deles podem ser falsos e clássicos golpes.

Está em dúvidas sobre como descobrir qual deles é certo? Veja aqui quais são as maneiras de ficar de olho nos boletos não reais, quais são os cuidados que você deve tomar e tudo que precisa saber sobre a questão.

Publicidade

Publicidade

Continue lendo e saiba mais sobre todo o processo.

Boleto falso: dicas importantes

mãos mostrando boleto

Faça o download em sites seguros

Conforme a própria Febraban, o boleto bancário é uma das formas mais usadas pelos brasileiros, sendo em sua maioria das 75% das transações dos brasileiros. Dessa forma, são várias as maneiras de conseguir produzir várias vítimas.

Esses processos vão desde alterações nos códigos de barras até mesmo a criação de novos vírus para gerar boletos fraudulentos.

Publicidade

Publicidade

Por isso, procure acessar o site oficial do banco ou da empresa que irá emitir esse documento, verifique se o site é criptografado por meio da URL, que deve começar com HTTPS em conjunto com um cadeadinho.

Tome cuidado com boletos enviados via e-mail ou outras formas de contato

Se você receber algum boleto não solicitado via e-mail, WhatsApp, SMS ou por redes sociais, tome cuidado!

O boleto na maioria das vezes é gerado pelo site oficial e não enviado de forma aleatória, principalmente porque os golpistas costumam tentar se passar por empresas confiáveis.

Por isso, sempre tente fazer a confirmação de qual é a origem desse boleto.

Instale um antivírus em seu celular/computador

Caso seja possível, faça a instalação de antivírus em seu celular ou computador que costuma usar, além disso, é indicado que procure evitar de usar Wi-Fis de rede pública, visto que existem vários vírus que são ali inseridos.

Mesmo que o download seja feito em um site seguro, o pagamento irá diretamente para a conta do criminoso, por isso, tenha atenção e faça a proteção prévia de seus dados.

Confira os dados do boleto

Publicidade

Publicidade

Primeiramente, para ter certeza de que o boleto não é falso, é indicado que você faça a conferência de seus dados pessoais, assim como do beneficiário.

Fique de olho no nome, CPF ou se o CNPJ está correto, depois disso, caso não tenha certeza, faça uma busca na internet sobre a reputação dessa empresa, além da possibilidade de verificar diretamente pelo CNPJ ali existente.

Caso não tenha certeza, evite essa transação e entre em contato diretamente como emissor do documento.

Procure entender sobre o código de barras

Outra boa dica é de entender o código de barras ali existente do boleto: você já prestou atenção na sequência que ali está inserida?

Publicidade

É importante que você saiba que geralmente os números falsos são sempre os três primeiros, assim como os dez últimos. Os três primeiros dígitos sempre precisam ser iguais ao do código do banco emissor do boleto. Ou seja, se o seu banco for o Santander, por exemplo, o código de barras SEMPRE se inicia com 033.

Publicidade

Já os últimos 10 dígitos são destinados ao valor que deve ser pago, dessa forma, até mesmo os centavos têm a necessidade de serem informados ali no documento.

Mas, é interessante saber que quando existem multas ou taxas por atraso, eles podem ser diferenciados.

Faça a leitura automática do código de barras

Caso seja possível, procure sempre priorizar a leitura do código de barras realizado pela máquina do caixa eletrônico ou pela câmera do celular.

Publicidade

Publicidade

Na maioria dos golpes, o código de barras geralmente está adulterado, sendo necessário fazer a digitação de todo o código.

Depois disso, procure verificar novamente se os dados ali inseridos estão corretamente colocados na tela: eles devem ser iguais!

Além disso, o número do boleto deve ser igual ao do acordo, sendo que essa é uma dica muito valiosa para quem está no processo de negociação de dívidas.

Todos os boletos possuem uma aba conhecida como “Número do documento”, onde essa deve ser igual ao número que está de acordo.

Dessa forma, procure sempre confirmá-la antes de efetuar o respectivo pagamento.

Agora que você já sabe mais sobre os cuidados necessários para usar boletos diariamente, procure observar todas as informações aqui disseminadas, isso poderá te ajudar a evitar várias dores de cabeça.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário