Quem tem direito ao Bolsa Empreendedor de São Paulo?

O Bolsa Empreendedor foi lançado em São Paulo pelo governador João Doria na última sexta-feira (10). O benefício será concedido a 100 mil autônomos informais em situação de vulnerabilidade que se inscreverem e estiverem dentro dos critérios de seleção do programa.

Mulheres, jovens, pretos, pardos, indígenas, entre 18 e 35 anos, e pessoas com deficiência serão prioridade do projeto. Os participantes receberão qualificação profissional, o que aumentará a possibilidade de migrarem para o mercado formal.

Publicidade

Publicidade

Segundo Doria, a iniciativa será ancorada em três pilares: auxílio financeiro, qualificação profissional e orientação para formalização – estes últimos por meio de uma parceria entre o Sebrae SP, Governo do Estado e Prefeituras. O programa deve beneficiar, direta e indiretamente, cerca de 400 mil pessoas.

bolsa empreendedor

Valor por participante do Bolsa Empreendedor

Cem mil bolsas serão disponibilizadas aos candidatos selecionados para o programa. O governo de São Paulo oferecerá R$ 1 mil a cada participante, pago em duas parcelas de R$ 500.

Para terem acesso ao programa, os trabalhadores deverão participar de um curso gratuito de empreendedorismo do Empreenda Rápido e ter frequência mínima de 80%. Além disso, os selecionados também deverão se formalizar como Microempreendedores Individuais (MEIs) ou em outra natureza jurídica, de acordo as atividades que exercem

Publicidade

Publicidade

Como se inscrever no Bolsa Empreendedor?

O governo paulista receberá inscrições de moradores dos 645 municípios do estado. Mas é necessário cumprir com todos os requisitos do programa para realizar o cadastro.

Veja quem pode se inscrever no Bolsa Empreendedor:

  • Ser cidadão paulista;
  • Ter mais de 18 anos;
  • Ser inscrito no CadÚnico;
  • Estar desempregado;
  • Ou trabalhar informalmente;
  • Não possuir inscrição de CNPJ como empresário, sócio ou administrador de pessoa jurídica.

É preciso se enquadrar nestes requisitos, porém, quem se formalizou em 2021 também será aceito no programa. As inscrições vão de 10 a 19 de setembro, no site Bolsa do Povo.

Veja abaixo como se cadastrar no programa e concorrer a uma das bolsas:

  1. Clique aqui para acessar a página de cadastro do Bolsa Empreendedor no portal Bolsa do Povo;
  2. Preencha o formulário de cadastro inserindo as seguintes informações: CPF, nome completo (ou nome social), data de nascimento;
  3. Gênero, raça/cor;
  4. Se é portador de deficiência;
  5. RG, dígito do RG e UF;
  6. Órgão Emissor;
  7. NIS (não obrigatório);
  8. Renda familiar;
  9. Quantas pessoas moram na sua casa com você;
  10. Se possui emprego formal;
  11. Se possui CNPJ cadastrado em seu nome;
  12. Se possui alguma ocupação informal atualmente (caso possua, informe o setor de atuação);
  13. Número de celular;
  14. CEP de moradia, endereço completo, município e UF;
  15. Clique em “Não sou um robô”;
  16. Depois em “Finalizar Cadastro”.

As bolsas serão distribuídas entre as regiões administrativas do estado em proporção à população vulnerável inscrita no CadÚnico até janeiro de 2021. Para conferir a lista por localidades, basta clicar neste link.

Como funcionam os cursos do Empreenda Rápido?

O Empreenda Rápido do Sebrae SP oferece diversos cursos em parceria com o Governo do Estado. As capacitações têm carga horária total de 20 horas, com 10 aulas online e 10 encontros presenciais.

Publicidade

Publicidade

Nos cursos, os alunos aprendem mais sobre empreendedorismo, ideia de negócios, marketing, finanças, formalização, entre outros assuntos relacionados. Até 27 de setembro o Sebrae SP oferecerá 70 mil vagas presenciais e 30 mil vagas online em todo o estado.

Lembrando que a participação no curso do Empreenda Rápido é obrigatória para quem deseja uma Bolsa Empreendedor. Para saber mais ou se inscrever nas capacitações, acesse o site do Sebrae São Paulo.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário