Bolsa Família: Quando você precisa atualizar as suas informações?

Beneficiários do Bolsa Família não precisam fazer a atualização cadastral pelos próximos meses. O procedimento foi suspenso enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.

Bolsa Família

Os beneficiários do programa social Bolsa Família precisam manter os dados atualizados para garantir o recebimento dos pagamentos.

Publicidade

Publicidade

Por meio desse processo de atualização o Cadastro Único, mais conhecido como CadÚnico, é capaz de identificar as famílias que necessitam do benefício e direcionar as ações conforme a demanda.

A classificação do Cadúnico é feita com base na renda de até meio salário mínimo por pessoa, de famílias com até três salários mínimos ou famílias com renda superior a três salários mínimos presentes em programas sociais.

Atualizando os dados

Para garantir a efetivação da atualização cadastral os beneficiários do Bolsa Família devem informar ao sistema, por meio do site ou presencialmente em uma unidade de atendimento, as alterações realizadas em dados essenciais, como:

Publicidade

Publicidade

  • Nascimento ou morte de membros da família;
  • Mudança de algum integrante da família para outra moradia;
  • Mudança de endereço;
  • Ingresso ou transferência de crianças na escola;
  • Aumento ou diminuição na renda;
  • Entre outros.

Caso não haja alteração, a revisão cadastral deverá ser feita a cada dois anos. Vale lembrar que o Ministério da Cidadania analisa as informações por meio de cruzamento de dados com outras instituições a fim de confirmar se as condições da família são verídicas.

Em casos de inconsistência o beneficiário pode ser convocado para prestar esclarecimento e ter o Bolsa Família suspenso.

Pandemia

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o processo de atualização cadastral para receber os pagamentos do Bolsa Família foi temporariamente suspenso pelo Ministério da Cidadania.

A medida foi adotada a fim de prevenir contaminações pela doença em unidades de atendimento do CadÚnico e atender ao pedido de isolamento social proposto pelo governo e pelo Ministério da Saúde.

Com isso, é possível impedir o aumento dos casos de contaminação e, consequentemente, de mortes pelo novo coronavírus, especialmente de beneficiários de programas sociais que já se encontram em condições de desvantagem socioeconômica para enfrentar o vírus.

idosa segurando cartão bolsa família
Famílias carentes vão receber o benefício mesmo assim

Sendo assim, o processo de atualização cadastral está suspenso até setembro, de modo que os benefícios não correm risco de serem suspensos até que a medida seja encerrada.

Publicidade

Publicidade

A mesma orientação do governo serve para a aplicação da Tarifa Social de Energia Elétrica, o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social e o cálculo do fator de operação do Índice de Gestão Descentralizada.

Vale lembrar que a suspensão da atualização cadastral já foi aplicada pelo Ministério da Cidadania em março de 2020 com o mesmo propósito e sofreu prorrogação em julho e, posteriormente, em janeiro de 2021.

Julia de Paula
Julia é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e, no momento, atua como redatora para o portal NoDetalhe. Ao longo da carreira, a jornalista tem se especializado em produção de conteúdo otimizado para motores de busca e conversão, além de gerenciamento de mídias sociais e marketing digital.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário