
Erro de cadastro do Programa de Integração Social pode afetar o acesso aos benefícios oferecidos por programas sociais como o Bolsa Família e aos direitos trabalhistas. Saiba como consultar o PIS e providenciar a correção e atualização dos dados pelo CadÚnico.
PIS
O número disponibilizado pelo Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS, atua como um código de identificação dos trabalhadores e também é aplicado aos beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família.
A Caixa Econômica Federal é responsável por disponibilizar o número do PIS e qualquer erro pode afetar o recebimento de direitos trabalhistas, como o saque do FGTS, seguro-desemprego e abono salarial.

No entanto, essa falha também impede o cadastro de novos beneficiários e a consulta dos benefícios oferecidos pelo Bolsa Família.
Com isso é preciso providenciar a regularização do PIS para garantir o recebimento de direitos e benefícios.
Erro cadastral PIS
Os beneficiários do Bolsa Família que ao realizarem a consulta do benefícios se deparam com a notificação “erro acesso arquivo cadastral PIS” ficam preocupados com a condição de cadastro e com o pagamento dos benefícios.
Já as pessoas que se cadastram no programa social e se deparam com a mensagem na hora de consultar a aprovação podem fazer a verificação no sistema de Consulta Pública do programa com o número do CPF.
No entanto, em ambos os casos é necessário corrigir o erro cadastral do PIS do Bolsa Família para ter acesso aos benefícios, pois a falha indica que há algum dado incorreto no cadastro do PIS.
Como corrigir o erro cadastral
A correção do erro cadastral do PIS do Bolsa Família pode ser realizada por meio da atualização dos dados de cadastro do programa social.
Sendo assim, o procedimento deve ser feito diretamente no Cadastro Único, o sistema responsável pela compilação de dados sobre famílias de baixa renda do país.
Para isso, basta o responsável da família se dirigir até o Centro de Referência da Assistência Social mais perto da sua casa ou ao setor responsável pelo programa na sua cidade. Outra opção é contatar o telefone 0800 726 0207 e realizar o procedimento à distância.
Vale lembrar que a atualização cadastral do CadÚnico deve ser realizada obrigatoriamente a cada dois anos ou quando houver alguma mudança nas informações inicialmente fornecidas.
Consulta do PIS
Os beneficiários interessados em consultar o PIS podem realizar o procedimento de diferentes maneiras.
A primeira opção é fazer a consulta diretamente na carteira de trabalho, outra opção é checar o Cartão Cidadão e a última opção é analisar o extrato do FGTS.
NIS
O Número de Inscrição Social também é aplicado aos beneficiários do Bolsa Família e pode ser solicitado a qualquer momento.
Quem deseja saber o NIS pode entrar no site ou aplicativo Meu CadÚnico, preencher o formulário com informações solicitadas, como nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município.
Depois deverá selecionar a opção “Emitir Certidão” e a consulta ao NIS será disponibilizada. Vale lembrar que o número também está registrado no cartão do Bolsa Família e é de extrema importância para o pagamento do benefício que é feito com base no próprio Número de Inscrição Social.