Bolsa Família: O que é o erro cadastral PIS? O que causa? Como corrigir?

cartão Bolsa Família
Beneficiários do Bolsa Família devem corrigir o erro cadastral para receber os pagamentos

Erro de cadastro do Programa de Integração Social pode afetar o acesso aos benefícios oferecidos por programas sociais como o Bolsa Família e aos direitos trabalhistas. Saiba como consultar o PIS e providenciar a correção e atualização dos dados pelo CadÚnico.

PIS

O número disponibilizado pelo Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS, atua como um código de identificação dos trabalhadores e também é aplicado aos beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família.

Publicidade

Publicidade

A Caixa Econômica Federal é responsável por disponibilizar o número do PIS e qualquer erro pode afetar o recebimento de direitos trabalhistas, como o saque do FGTS, seguro-desemprego e abono salarial.

cartão Bolsa Família
Beneficiários do Bolsa Família devem corrigir o erro cadastral para receber os pagamentos

No entanto, essa falha também impede o cadastro de novos beneficiários e a consulta dos benefícios oferecidos pelo Bolsa Família.

Com isso é preciso providenciar a regularização do PIS para garantir o recebimento de direitos e benefícios.

Publicidade

Publicidade

Erro cadastral PIS

Os beneficiários do Bolsa Família que ao realizarem a consulta do benefícios se deparam com a  notificação “erro acesso arquivo cadastral PIS” ficam preocupados com a condição de cadastro e com o pagamento dos benefícios.

Já as pessoas que se cadastram no programa social e se deparam com a mensagem na hora de consultar a aprovação podem fazer a verificação no sistema de Consulta Pública do programa com o número do CPF. 

No entanto, em ambos os casos é necessário corrigir o erro cadastral do PIS do Bolsa Família para ter acesso aos benefícios, pois a falha indica que há algum dado incorreto no cadastro do PIS.

Como corrigir o erro cadastral

A correção do erro cadastral do PIS do Bolsa Família pode ser realizada por meio da atualização dos dados de cadastro do programa social.

Sendo assim, o procedimento deve ser feito diretamente no Cadastro Único, o sistema responsável pela compilação de dados sobre famílias de baixa renda do país. 

Para isso, basta o responsável da família se dirigir até o Centro de Referência da Assistência Social mais perto da sua casa ou ao setor responsável pelo programa na sua cidade. Outra opção é contatar o telefone 0800 726 0207 e realizar o procedimento à distância.

Publicidade

Publicidade

Vale lembrar que a atualização cadastral do CadÚnico deve ser realizada obrigatoriamente a cada dois anos ou quando houver alguma mudança nas informações inicialmente fornecidas.

Consulta do PIS

Os beneficiários interessados em consultar o PIS podem realizar o procedimento de diferentes maneiras. 

A primeira opção é fazer a consulta diretamente na carteira de trabalho, outra opção é checar o Cartão Cidadão e a última opção é analisar o extrato do FGTS.

NIS

O Número de Inscrição Social também é aplicado aos beneficiários do Bolsa Família e pode ser solicitado a qualquer momento.

Publicidade

Quem deseja saber o NIS pode entrar no site ou aplicativo Meu CadÚnico, preencher o formulário com informações solicitadas, como nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município. 

Publicidade

Depois deverá selecionar a opção “Emitir Certidão” e a consulta ao NIS será disponibilizada. Vale lembrar que o número também está registrado no cartão do Bolsa Família e é de extrema importância para o pagamento do benefício que é feito com base no próprio Número de Inscrição Social.

Felipe CalboJornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.
Veja mais ›
Fechar