Vacinação contra covid-19 com Butanvac poderá começar ainda em 2021

Os brasileiros já estão sendo vacinados em todo o país, mesmo assim, há chances de uma nova vacina fazer parte dos imunizantes ainda este ano.

Isso porque, a meta do Instituto Butatan é iniciar em 2021 a vacinação contra a covid-19 com a ButanVac.

Publicidade

Publicidade

ButanVac deve ser aplicada ainda este ano. Foto Reprodução
ButanVac deve ser aplicada ainda este ano. Foto Reprodução

ButanVac deve ser aplicada ainda este ano

O diretor da instituição, Dimas Covas, em entrevista para à Rádio Eldorado, mas relatado pelo site UOL, afirmou que a previsão é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envie, em outubro, um pedido emergencial.

Ele destacou que espera que a Anvisa seja rápida nessa análise, para que ainda este ano, a ButanVac seja aplicada nos brasileiros.

Vale saber que a ButanVac é uma das novas candidatas à vacina contra o novo coronavírus, que poderão ser fabricadas com insumos nacionais, com custos mais baixos de produção, se comparadas com as vacinas que estão sendo aplicadas atualmente no Brasil.

Publicidade

Publicidade

O Butantan tem 10 milhões de doses prontas em estoque.

De acordo com a publicação do Estadão, também relatada pelo site UOL, o Butantan deve pedir o uso emergencial do imunizante sem os resultados clássicos de eficácia, que são obtidos na fase 3 da pesquisa, com base em dados de infecção e hospitalizações de participantes do estudo.

É importante saber que o formato de testes, ainda não tem consenso entre os cientistas.

ButanVac começa a ser testada

A etapa de testes teve início neste mês e, nesta fase, os voluntários estão divididos em quatro grupos:

  • Grupo 1: será vacinado com um micrograma;
  • Grupo 2: três microgramas serão aplicados nos componentes;
  • Grupo 3: os voluntários receberão 10 microgramas;
  • Grupo 4: será vacinado com placebo.

Os voluntários não têm acesso às informações para saber em que grupo estão. É a partir daí que começam a ser avaliadas a segurança da vacina e qual dosagem do imunizante será incorporada à vacina definitiva.

Nas etapas seguintes, a ButanVac será avaliada em relação à resposta imune que produz. Após a definição da dose ser obtida na fase A, cinco mil voluntários passam a ser vacinados na fase B.

Publicidade

Publicidade

Essa segunda fase ocorrerá no interior paulista, Ribeirão Preto, onde mais voluntários serão selecionados.

A segunda fase do estudo envolverá pessoas que já receberam outras vacinas, pessoas que já foram contaminadas e pessoas que ainda não foram vacinadas.

É importante saber que se a Anvisa manter a exigência da fase 3, é possível que os estudos demorem mais do que o Butantan gostaria.

Aplicação deveria ser iniciada em julho

Em março, o governador de São Paulo João Doria (PSDB) previa que a aplicação da ButanVan teria início em julho, mas como os cientistas consideram que este prazo era muito curto, não se cumpriu.

Publicidade

Outros institutos brasileiros que desenvolveram vacinas próprias, como a Universidade Federal de Minas (UFMG), preveem concluir os testes dos imunizantes na metade de 2022.

Publicidade

Vacinação no Brasil

Até o começo do mês, o Brasil aplicou 105 milhões de doses da vacina contra Covid-19.

Cerca de 72 milhões de doses foram utilizadas como primeira dose, outras 24 milhões e 400 mil correspondem a segunda dose da Astrazeneca, Coronavac ou Pfizer e menos de 800 mil pessoas tomaram a vacina da Janssen, que é a dose única.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população adulta do Brasil, com mais de 18 anos, é formada por 160 milhões de pessoas. Portanto, o país precisa de cerca de 330 milhões de doses para imunizar toda a população.

Publicidade

Publicidade

Fonte: UOL

Jornalista com mais de 7 anos de experiência. Atuou como redatora em jornais impressos, sites especializados em moda e agências de comunicação em Mogi das Cruzes, São Paulo e Goiânia. Fez parte da equipe voluntários da ONG Trupe do Riso, cuidando das redes sociais da instituição. Além de colaboradora da WebGo Content, atua na Agência Conect, especializada em comunicação e marketing para profissionais da Saúde.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário