Consumidor que cadastrar Nota Fiscal Gaúcha até outubro vai ganhar desconto no IPVA 2022

O programa Nota Fiscal Gaúcha irá recompensar o consumidor que informar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) com frequência durante as compras. De acordo com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), será oferecido desconto de até 5% no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente a 2022. 

A recompensa proposta é uma medida adotada pelo governo do estado para incentivar o uso do CPF na nota fiscal. Afinal, isso evita a sonegação de impostos por parte dos estabelecimentos e ainda agiliza o processo de arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). 

Publicidade

Publicidade

Além do desconto no IPVA, o Nota Fiscal Gaúcha estará sorteando prêmios em dinheiro e dará direito a outros benefícios, periodicamente. Na hora de resgatar o benefício, por meio do site do programa, o cidadão ainda pode indicar nomes de entidades sociais para que elas recebam uma parte dos recursos arrecadados.  

Consumidor que cadastrar Nota Fiscal Gaúcha até outubro vai ganhar desconto no IPVA 2022
O Nota Fiscal Gaúcha soma 2 milhões consumidores inscritos, mais de 300 mil estabelecimentos cadastrados e mais de 3,5 mil entidades indicadas. | Imagem: Reprodução Google

Como me cadastrar Nota Fiscal Gaúcha? 

Como já foi mencionado, para obter as vantagens do Nota Fiscal Gaúcha o consumidor precisa estar informando o CPF no ato da compra, o máximo de vezes possível. No entanto, é preciso lembrar que não adianta nada falar seu dado para o atendente do caixa, se ainda não possuir inscrição no programa. 

Portanto, certifique-se de que seu nome já consta no portal Nota Fiscal Gaúcha, ou faça parte agora mesmo. O processo de inscrição é fácil e rápido, podendo ser feito apenas pela internet. Depois que finalizar, você poderá acompanhar o ganho de pontos pela plataforma, conforme os gastos forem inseridos no CPF. 

Publicidade

Publicidade

A partir do momento que se tem acesso à base a pessoa consegue visualizar todas as suas contas. Isso pode auxiliar no controle financeiro pessoal e também ajudar a localizar algum documento fiscal”, disse o delegado da Receita Estadual, Luiz Augusto Wickert, em entrevista à Rádio Gazeta. 

Quando será aplicado o desconto no IPVA 2022? 

O desconto sobre o valor do IPVA é progressivo. Ou seja, cresce conforme a quantidade de notas fiscais lançadas no sistema, por meio da utilização do CPF. Mas atenção, pois serão considerados somente os documentos emitidos até o dia 31 de outubro de 2022. 

Veja a seguir qual porcentagem é aplicada em cada caso: 

  • 1% de desconto para quem tiver entre 51 e 99 notas registradas; 
  • 3% de desconto para quem tiver entre 100 e 149 notas registradas; 
  • 5% de desconto para quem tiver a partir de 150 notas registradas. 

O desconto do programa pode ser acumulado com outros benefícios. O único cuidado necessário é no que diz respeito à data de pagamento do IPVA, que não deve passar do prazo estabelecido pelo calendário. Este, por sua vez, ainda será divulgado pelo Departamento de Trânsito (Detran) até o fim deste ano.  

Fonte: Governo do Rio Grande do Sul. 

Assuntos que podem te interessar: 

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Antes de atuar como redatora, participei dos programas de estágio do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em Comunicação Organizacional e Estratégias Digitais no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário