Cadastro Único: Como fazer a atualização de suas informações pela internet? Veja aqui!

Beneficiários de programas sociais promovidos pelo governo federal, estadual e municipal devem fazer a atualização cadastral do CadÚnico a fim de assegurar o recebimento dos benefícios. Saiba como e onde realizar o procedimento!

Cadastro Único

O Cadastro Único, tradicionalmente conhecido como CadÚnico, é um sistema essencial para o ingresso dos cidadãos em programas sociais.

Publicidade

Publicidade

O CadÚnico é capaz de armazenar uma série de informações de famílias brasileiras a fim de conceder acesso aos benefícios oferecidos pelo governo federal, estadual e municipal.

Entre os programas sociais que o Cadastro Único permite o acesso estão Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, isenção da inscrição em concursos públicos, Renda Cidadã, Ação Jovem, Carteira do Idoso, Gratuidade de Serviço Funerário, Leve Leite, Viva Leite, Passe Livre, entre outros.

Quem tem direito ao CadÚnico

Tem direito ao Cadastro Único as famílias brasileiras de baixa renda que recebem até meio salário mínimo por pessoa ou que recebem até três salários mínimos de renda mensal ​total.

Publicidade

Publicidade

O cadastro desses cidadãos é realizado mediante entrevistas sociais promovidas nas unidades do Centro de Referência da Assistência Social de cada município do país ou em pontos autorizados pelo governo.

O cadastro da família é feito no nome de apenas um membro denominado “responsável familiar”, pois ele é quem deverá informar os dados de todas as pessoas que moram na mesma residência e administrar o benefício concedido.

O governo recomenda que esse membro seja preferencialmente uma mulher com mais de 16 anos de idade e que esteja em condições de se responsabilizar. No momento da entrevista é solicitada a apresentação do título de eleitor ou CPF e comprovante de endereço.

Atualização cadastral

Apesar de o CadÚnico ser um sistema central capaz de conceder e administrar os benefícios oferecidos por programas sociais às famílias de baixa renda, é necessário que os responsáveis mantenham as informações atualizadas.

A atualização cadastral das famílias presentes no CadÚnico é crucial para a manutenção dos benefícios concedidos pelos programas sociais, pois os recursos não podem ser oferecidos para quem não atende aos termos do sistema.

Sendo assim, é importante atualizar as informações familiares para continuar tendo direito e acesso aos programas do governo. Caso contrário o CadÚnico será suspenso, bem como os benefícios sociais.

Como atualizar o Cadastro Único pela Internet

Publicidade

Publicidade

Como podemos observar as famílias que querem garantir a manutenção dos programas sociais devem fazer a atualização cadastral.

Esse procedimento deve ser realizado obrigatoriamente a cada dois anos a partir da data da última atualização.

Além disso, a atualização também deve ser feita caso haja alguma alteração na composição do grupo familiar ou de dados como:

  • Nascimento ou morte de alguém na família;
  • Saída de um integrante para outra casa;
  • Mudança de endereço;
  • Entrada das crianças na escola ou transferência de escola;
  • Aumento ou diminuição da renda;
  • Entre outros.

Se você percebeu que há necessidade de realizar a atualização do Cadastro Único é possível realizar o procedimento pela internet diretamente no site.

Publicidade

Outra alternativa é fazer o download do aplicativo Meu CadÚnico diretamente no celular pelo App Store e Play Store.

Publicidade

Também é possível garantir a atualização cadastral por telefone e, para isso, basta ligar para o número 0800 707 2003.

pessoas fazendo Cadastro Único
Dados devem ser atualizados periodicamente para garantir benefícios

A ligação não gera custo para o interessado e deve ser realizada por um telefone fixo entre às 7h e 19h, de segunda a sexta-feira ou aos finais de semana e feriados das 10h às 16h.

O procedimento também pode ser feito presencialmente. No entanto, algumas atividades coletivas seguem suspensas devido às medidas estabelecidas pelo governo para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Felipe Calbo
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário