Carta de defesa ao INSS: Como escrever? Como enviar? Veja aqui!
A carta de defesa do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) deve ser elaborada quando o contribuinte identifica qualquer irregularidade.
Esse momento pode acontecer desde o momento da aprovação do benefício até o recebimento do valor determinado.
No entanto, essa carta tem sido elaborada por alguns beneficiários da Previdência Social que receberam em suas residências, uma carta que contesta o valor pago no salário.

Como escrever uma carta de defesa do INSS?
Para escrever uma carta de defesa ao INSS, o segurado precisa se enquadrar em alguns requisitos, como:
- O contribuinte, ou representante, deve receber algum benefício previdenciário;
- É necessário ter recebido uma carta do INSS convocando a apresentação da defesa.
Vale saber que a carta enviada pelo INSS deve instruir o segurado sobre a utilização adequada do “Ofício de Defesa”.
Documentos necessários para a carta de defesa do INSS
Assim como em outros procedimentos legais, o segurado do INSS precisa reunir alguns documentos importantes para elaborar a carta de defesa do INSS. Como:
- CPF;
- Procuração ou termo de representação legal, como tutela, curatela e termo de guarda, em alguns casos, conforme forem solicitados.
Solicitação da carta de defesa ao INSS
Assim que o segurado tiver todos os documentos fáceis, ele deve seguir as etapas abaixo para solicitar os serviços:
- Acesse o site ou aplicativo “Meu INSS”;
- Clique em “Agendamento/Solicitações”;
- Clique em “Novo Requerimento”;
- Clique em “Atualizar”;
- Confira e, se necessário, corrija os dados para contato;
- Clique em “Avançar”;
- Preencha todos os campos com as informações solicitadas para que o pedido seja concluído.
Vale saber que este processo é de execução imediata.
Acompanhar solicitação da carta de defesa ao INSS?
Depois que o pedido foi feito e a carta de defesa do INSS foi enviada, o contribuinte poderá acompanhar o trâmite da seguinte maneira:
- Acesse o site ou aplicativo “Meu INSS”;
- Clique em “Agendamentos/Solicitações”;
- Localize o processo no campo “Atendimentos à distância”;
- Selecione o ícone de lupa para obter mais detalhes sobre o processo.
Se o segurado perceber inconsistência nos canais virtuais, ele pode obter todas as informações necessárias através da Central de Atendimento, pelo número 135.
Esta etapa tem até 45 dias para ser concluída.
Cuidado com os golpes
No entanto, é importante ficar atento às informações solicitadas e verificar se realmente foi o órgão que enviou o pedido, já que os golpes estão cada vez mais comuns.
Vale saber que, normalmente, o INSS não envia mensagens e não faz ligação para seus beneficiados, pratica que tem sido alterada devido à pandemia de COVID-19.
Mas, é sempre bom ficar atento e caso note alguma irregularidade, entre em contato com o órgão o mais rápido possível.
Práticas mais comuns contra os segurados do INSS
1- Ligação para agendar perícia médica ou informar exigência que precisa ser cumprida: a pandemia mudou alguns hábitos e as perícias que estavam agendadas precisaram ser adiadas.
Com isso, alguns criminosos passaram a ligar para os segurados, na tentativa de conseguir informações ou documentos pessoais.
2- Promessa de valores atrasados para receber: é comum o criminoso entrar em contato com o segurado e pedir uma taxa para liberar os valores atrasados a serem recebidos.
Eles solicitam um depósito bancário para o pagamento dos atrasados.
3- Link com mensagem falsa: por SMS ou WhatsApp, eles enviam um link se passando pelo banco do segurado. Nesse link, eles solicitam atualização dos dados cadastrais ou informam sobre as pendências do CPF, que podem ser solucionadas pelo link.
Cuidado, pois o banco jamais irá solicitar a atualização dos dados cadastrais por link via mensagem.
Como se prevenir de golpes?
Lembre-se que o INSS em hipótese alguma entrará em contato com o segurado para solicitar apresentação dos dados pessoais.
Se isso acontecer, saiba que é golpe e que o INSS não se responsabiliza pelas consequências do fornecimento dessas informações.
Mudanças e requisições devem ser acompanhadas pelo site ou app Meu INSS, bem como Central de Atendimento pelo número 135.
1 comentário
Requerimento de ativação de benefício que foi suspenso e pagamento que nao foi recebido pelo o inss prestacao continuada loas foi ganhada pela a justiça o inss que tirar o meu direito ganhado isso não pode acontecer quero que ative benefício suspenso