Cartão de crédito: Melhores opções para aposentados e pensionistas!

Aposentados e pensionistas devem se atentar quanto ao uso do cartão de crédito. Saber administrar os recursos e os gastos do mês é essencial para não ficar endividado.

Além disso, escolher o melhor modelo de cartão garante uma série de benefícios.

Como escolher um cartão de crédito

Os aposentados e pensionistas interessados em ter um um cartão de crédito devem, antes de tudo, saber quais são as reais necessidade de utilização do cartão.

Essa decisão é importante para que os aposentados e pensionistas saibam escolher a melhor empresa e modelo de cartão.

idosa com cartão na mão

Depois de analisar a proposta de cartão de crédito de diferentes empresas e constatar a melhor opção, os aposentados e pensionistas devem se planejar para solicitar o próprio exemplar.

Para isso, é importante separar a documentação necessária como um documento com foto, o número do CPF, um comprovante de residência e os contracheques do benefício.

Requisitos

A maioria das instituições que concedem cartões de crédito exige que os aposentados e pensionistas tenham uma renda fixa de no mínimo um salário mínimo, mas essa questão pode não ser obrigatória.

Outro fator interessante para os aposentados e pensionistas é que o pagamento do cartão pode ser descontado do salário ou benefício a fim de evitar juros e multas por atrasos.

Além disso, a quantidade de estabelecimentos que aceitam os cartões de crédito oferecidos aos aposentados e pensionistas é ampla em relação aos modelos tradicionais. Sendo assim, também é uma vantagem para a categoria.

Dicas

Agora que você já sabe o que deve levar em consideração na hora de escolher uma empresa para solicitar o cartão de crédito, é hora de conhecer algumas dicas para te ajudar a tomar a decisão certa.

Nesse caso, prefira sempre as instituições que garantam um cartão de crédito para aposentados e pensionistas:

  • Sem anuidade;
  • Sem taxas de manutenção;
  • Sem consulta aos órgãos de proteção ao crédito;
  • Com programas de arrecadação de pontos.

As empresas que adotam essas práticas são as mais procuradas por pessoas que se enquadram em ambas as categorias.

Cartões de crédito

A decisão final em relação à empresa que vai oferecer o cartão de crédito é do aposentado e do pensionista.

No entanto, é importante alinhar as propostas de cada instituição com as necessidades das pessoas que se enquadram nessas categorias.

Sendo assim, separamos algumas opções de empresas e cartões para aposentados e pensionistas. São elas:

  • Cartão consignado Caixa Simples: conta com anuidade gratuita, realiza cobrança automática, exige renda a partir de um salário mínimo, possui juros baixos e não realiza consulta de CPF;
  • Cartão de crédito consignado Bradesco: não cobra anuidade, aceita renda a partir de um salário mínimo, exige idade mínima entre 18 e 21 anos conforme a categoria, conta com juros baixos e possui tarifa de emissão;
  • Cartão de crédito BMG: possui cobrança automática, não tem anuidade, aceita um salário mínimo, conta com opção de saque do crédito e não consulta o CPF;
  • Cartão de crédito Banco Inter: possui juros baixos, permite saque 24 horas, não tem anuidade, aceita um salário mínimo, não faz consulta do CPF e não há taxas;
  • Cartão de crédito Banrisul: não possui anuidade, tem juros baixos, conta com saque de até 95% do limite, oferece programas de pontos e possui tarifa de emissão do cartão.

Esses e outros modelos podem ser solicitados diretamente nas instituições de interesse ou pela página oficial da empresa na internet.

Felipe Calbo
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.
Linkedin

Deixe seu comentário