Cartão de crédito: Quais são as taxas cobradas? Entenda aqui!
Consumidores utilizam o cartão de crédito para a maioria das compras e pagamentos de produtos e serviços. No entanto, diversas taxas são cobradas para a realização desses serviços. Conheça cada uma delas e saiba como evitar cobranças.
Cartão de crédito
Na hora de solicitar um cartão de crédito é preciso se atentar a muitas coisas, principalmente aos valores cobrados por taxas.
Em muitos casos são oferecidos aos clientes um cartão de crédito sem anuidade, mas são cobradas taxas de uso por diferentes serviços e procedimentos.

Nesse caso, o consumidor perde dinheiro e o administrador do cartão lucra sem o devido consentimento.
Sendo assim, é fundamental pesquisar por um modelo de cartão de crédito que atenda as necessidades e não cobre um valor a mais ou fora da média por isso.
Anuidade
Desde sempre a taxa de anuidade foi cobrada para a administração de cartões de crédito. Contudo, muitas fintechs e bancos digitais não cobram mais essa tarifa atualmente.
Apesar disso, as instituições tradicionais ainda cobram a taxa de anuidade de acordo com os benefícios oferecidos pelo cartão. Nesse caso, o consumidor paga por recursos que talvez nem utilize.
Sendo assim, é interessante entrar em contato com a operadora e avaliar uma possível isenção ou redução de cobrança.
Saque
A taxa para realizar o saque do dinheiro muitas vezes é cobrada por instituições que não exigem um valor de anuidade. Essa prática é aplicada quando o consumidor retira dinheiro em um caixa 24 horas, tanto na modalidade de débito quanto crédito.
Não existe uma taxa fixa para esse serviço, os preços variam conforme a instituição financeira e até mesmo com a quantia a ser sacada. Também vale a pena contatar a operadora para negociar os valores ou se planejar para sacar apenas uma vez por mês.
Pagamento de contas
Para efetuar o pagamento de contas com o cartão de crédito a operadora concede uma espécie de empréstimo ao cliente. Durante esse procedimento é cobrada uma taxa adicional, pois entende-se que o dinheiro não é retirado da conta do cliente.
Transferências
Nas transferências também são aplicadas pequenas taxas que podem variar com o valor e a modalidade escolhida. No entanto, o sistema de transferência instantânea PIX não cobra nada e, por isso, está sendo muito utilizado.
Cheque especial
O cheque especial atua como um crédito automático disponibilizado e, por isso, a utilização do serviço implica no pagamento de juros. Mas, atenção, pois esse serviço costuma ter juros que ultrapassam os 300% ao ano.
Juros
O cliente que atrasar um pagamento ou pagar somente o valor mínimo da fatura pode ser surpreendido com juros do rotativo na próxima cobrança. Também pode ser aplicada uma multa média de 2% ao mês.
Segunda via
Em caso de perda, quebra, roubo ou furto do cartão de crédito será necessário pagar uma taxa ao banco para a emissão de um novo exemplar. Geralmente a cobrança é feita diretamente na fatura do cartão com valores diferentes para cada instituição.
Agora que você conhece as possíveis taxas que podem ser aplicadas ao uso do cartão de crédito é essencial planejar a utilização de todos os serviços e procedimentos oferecidos, bem como avaliar se há a possibilidade de reajustar os valores cobrados, ou até mesmo garantir a isenção de pagamentos.
Deixe seu comentário