Cartão de crédito: Quais são as taxas cobradas? Entenda aqui!

Consumidores utilizam o cartão de crédito para a maioria das compras e pagamentos de produtos e serviços. No entanto, diversas taxas são cobradas para a realização desses serviços. Conheça cada uma delas e saiba como evitar cobranças.

Cartão de crédito

Na hora de solicitar um cartão de crédito é preciso se atentar a muitas coisas, principalmente aos valores cobrados por taxas.

Publicidade

Publicidade

Em muitos casos são oferecidos aos clientes um cartão de crédito sem anuidade, mas são cobradas taxas de uso por diferentes serviços e procedimentos.

Cartões de crédito
Cartões de crédito oferecem benefícios, mas é preciso atenção

Nesse caso, o consumidor perde dinheiro e o administrador do cartão lucra sem o devido consentimento.

Sendo assim, é fundamental pesquisar por um modelo de cartão de crédito que atenda as necessidades e não cobre um valor a mais ou fora da média por isso.

Publicidade

Publicidade

Anuidade

Desde sempre a taxa de anuidade foi cobrada para a administração de cartões de crédito. Contudo, muitas fintechs e bancos digitais não cobram mais essa tarifa atualmente. 

Apesar disso, as instituições tradicionais ainda cobram a taxa de anuidade de acordo com os benefícios oferecidos pelo cartão. Nesse caso, o consumidor paga por recursos que talvez nem utilize.

Sendo assim, é interessante entrar em contato com a operadora e avaliar uma possível isenção ou redução de cobrança.

Saque

A taxa para realizar o saque do dinheiro muitas vezes é cobrada por instituições que não exigem um valor de anuidade. Essa prática é aplicada quando o consumidor retira dinheiro em um caixa 24 horas, tanto na modalidade de débito quanto crédito.

Não existe uma taxa fixa para esse serviço, os preços variam conforme a instituição financeira e até mesmo com a quantia a ser sacada. Também vale a pena contatar a operadora para negociar os valores ou se planejar para sacar apenas uma vez por mês.

Pagamento de contas

Para efetuar o pagamento de contas com o cartão de crédito a operadora concede uma espécie de empréstimo ao cliente. Durante esse procedimento é cobrada uma taxa adicional, pois entende-se que o dinheiro não é retirado da conta do cliente.

Transferências

Publicidade

Publicidade

Nas transferências também são aplicadas pequenas taxas que podem variar com o valor e a modalidade escolhida. No entanto, o sistema de transferência instantânea PIX não cobra nada e, por isso, está sendo muito utilizado.

Cheque especial

O cheque especial atua como um crédito automático disponibilizado e, por isso, a utilização do serviço implica no pagamento de juros. Mas, atenção, pois esse serviço costuma ter juros que ultrapassam os 300% ao ano.

Juros

O cliente que atrasar um pagamento ou pagar somente o valor mínimo da fatura pode ser surpreendido com juros do rotativo na próxima cobrança. Também pode ser aplicada uma multa média de 2% ao mês.

Segunda via

Em caso de perda, quebra, roubo ou furto do cartão de crédito será necessário pagar uma taxa ao banco para a emissão de um novo exemplar. Geralmente a cobrança é feita diretamente na fatura do cartão com valores diferentes para cada instituição.

Publicidade

Agora que você conhece as possíveis taxas que podem ser aplicadas ao uso do cartão de crédito é essencial planejar a utilização de todos os serviços e procedimentos oferecidos, bem como avaliar se há a possibilidade de reajustar os valores cobrados, ou até mesmo garantir a isenção de pagamentos.

Publicidade

Julia de Paula
Julia é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e, no momento, atua como redatora para o portal NoDetalhe. Ao longo da carreira, a jornalista tem se especializado em produção de conteúdo otimizado para motores de busca e conversão, além de gerenciamento de mídias sociais e marketing digital.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário