Como acessar a sua Carteira Digital de Vacinação

Você sabia que é possível acompanhar as informações sobre a vacina contra a covid-19 pela Carteira Digital de Vacinação? A ferramenta pode ser facilmente acessada no aplicativo Conecte SUS, do Ministério da Saúde.

É possível saber qual tipo de vacina você recebeu, o lote de fabricação do imunizante, além da data em que a primeira dose foi aplicada. Os usuários da Carteira Digital de Vacinação também podem emitir um certificado online, através de um QR Code, para comprovar que foram imunizados.

Publicidade

Publicidade

Isso tudo é possível porque o aplicativo Conecte SUS é ligado ao Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). A plataforma é a base de dados da campanha de vacinação do Brasil.

carteira digital de vacinação

Como acessar a Carteira Digital de Vacinação?

O primeiro passo para acessar a Carteira Digital de Vacinação é entrar no sistema Conecte SUS. Se você ainda está com dúvida sobre como proceder, siga o passo a passo abaixo:

  1. Clique aqui para acessar a plataforma gov.br;
  2. Digite seu CPF e clique em “Avançar”;
  3. Insira sua senha e clique em “Avançar”;
  4. Envie o código de confirmação para seu número de celular;
  5. Insira o código recebido por SMS e clique em “Validar código”;
  6. Já na plataforma, aceite os termos de uso;
  7. No menu lateral esquerdo, clique em “Histórico”;
  8. Depois, clique em “Vacinas”.

Pronto, agora você tem acesso a todo seu histórico de vacinação, inclusive às informações da vacina contra a covid-19, caso você já tenha sido imunizado. Além de ter controle sobre sua Carteira Digital de Vacinação, o aplicativo Conecte SUS também oferece as seguintes ferramentas:

Publicidade

Publicidade

Estas são apenas algumas funcionalidades da plataforma Conecte SUS. Há diversos outros serviços disponíveis para os usuários do Sistema Único de Saúde. Faça seu cadastro e conheça mais sobre o sistema do Ministério da Saúde.

Aplicativo Conecte SUS

Para facilitar ainda mais a sua vida, a plataforma Conecte SUS tem um aplicativo disponível para os sistemas Android e iOS. Para fazer o download, basta seguir o tutorial abaixo:

  1. Pesquise por “Conecte SUS” na loja de aplicativos do seu celular;
  2. Ao encontrar o app, clique em “Instalar”;
  3. Concluído o download, abra o aplicativo;
  4. Faça login com CPF e senha utilizados no sistema gov.br;
  5. Agora é só utilizar o aplicativo sempre que precisar.

Utilizar o Conecte SUS ou a Carteira Digital de Vacinação não é um requisito obrigatório para se vacinar contra a covid-19, mas tanto a plataforma quanto o aplicativo trazer mais praticidade e controle sobre o histórico de imunizações.

Caso tenha chegado a hora de se vacinar, mas você optou por não instalar o Conecte SUS, basta ir até o posto de saúde mais próximo com seu cartão do SUS e documentos originais com foto. O cadastro na base de dados do Ministério da saúde pode ser feito presencialmente na unidade de saúde após a vacinação.

Independentemente de você fazer o cadastro no Conecte SUS ou não, o importante é se vacinar contra a covid-19. Receber o imunizante é um ato de cuidado: com você e com o próximo.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário