Governo do RJ cria cartilha que incentiva a inserção de idosos no mercado de trabalho

O Governo do Rio de Janeiro lançou a cartilha “Geração Prateada”, que incentiva a inserção de pessoas acima de 60 anos no mercado de trabalho. 

Essa é uma iniciativa da Secretaria de Trabalho e Renda (Setrab). 

O material é destinado a idosos em busca de emprego e também empresários interessados em abrir vagas a profissionais mais experientes.

idoso mostrando carteira de trabalho bastante usada
Governo do RJ cria cartilha que incentiva a inserção de idosos no mercado de trabalho

Benefícios da cartilha Geração Prateada

A cartilha Geração Prateada traz informações, sobre: 

  • Benefícios da contratação de pessoas acima dos 60 anos 
  • Destaca o comprometimento com a responsabilidade social das empresas
  • Traz informações sobre direitos, como recolhimento de INSS e FGTS

 Além disso, a publicação mostra a importância do trabalho na qualidade de vida e no envelhecimento saudável. Por fim, o documento ainda traz as informações como a lista de telefones e sites úteis e um glossário.

Como acessar a cartilha Geração Prateada?

A cartilha Geração Prateada já está disponível para download e pesquisa no site da secretaria. Para mais informações, basta clicar aqui. 

Diretrizes

Segundo a secretaria de Trabalho do Rio de Janeiro, o objetivo da cartilha é fomentar o mercado de trabalho para idosos. Sendo assim, a Coordenadoria de Projetos Especiais da Setrab traçou as seguintes diretrizes:

  • Captação de vagas de contratação convencional;
  • Encaminhamento para o mercado de trabalho;
  • Feiras e eventos de encaminhamento para vagas de emprego e estímulo ao empreendedorismo;
  • Palestras e oficinas;
  • Inclusão do programa em espaços da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda;
  • Sensibilização do empresário para a importância de criar/reformular produtos e serviços para atender o público-alvo;
  • Orientação técnica para empresários e novos empreendedores, baseada nas necessidades e anseios do público idoso, com foco no potencial econômico e ativo desta população.

O coordenador da iniciativa, Nélio Georgini, diz que é importante abrir oportunidade para trabalhadores com mais de 60 anos:

“A pandemia nos acendeu o alerta sobre a importância de cuidar das pessoas com mais de 60 anos, conseguimos compreender de forma mais clara que nossa população está mais longeva, vivendo muito mais e buscando qualidade de vida e oportunidades. Os idosos continuam no mercado de trabalho por necessidade ou escolha pessoal, voltando às salas de aulas, se reinventando a cada dia. São provedores únicos ou parciais de dezenas de famílias. Por isso, esse debate e o fomento às oportunidades para geração prateada é tão necessária.”

Vale ressaltar que, segundo a última pesquisa do IBGE, existem 32,8 milhões de idosos no Brasil. E, em mais de 17 milhões de famílias, o principal provedor possui mais de 60 anos. Ou seja: 24,89% dos lares têm como responsável pelo sustento um idoso.

Campanha Geração Prateada

A cartilha lançada pelo governo faz parte de uma campanha da Secretaria de Trabalho e Renda, também denominada Geração Prateada. 

Ela também integra o Programa 60+. 

Com essas iniciativas, o governo tenta estimular a criação de políticas voltadas para a contratação de trabalhadores com mais de 60 anos.

O público alvo, além das empresas, são os idosos desempregados que tenham membros da família com renda per capita até um salário mínimo e aposentados que necessitam complementar a renda, além de internos e egressos do sistema prisional. 

Júlio Saraiva, secretário executivo da Setrab, afirma que o momento é de planejamento para a retomada das oportunidades no mercado de trabalho e, consequentemente, o aquecimento da economia no estado.

“O Rio de Janeiro avança rapidamente no calendário de vacinação para os idosos, grupos de riscos e essenciais, e que apresentam comorbidades. Esses grupos, após a imunização, vão se somar às forças na produção, trabalho e consumo”, aponta Saraiva.

Para mais informações, acesse o site do Governo do Rio de Janeiro.

Amanda Lino
Jornalista com mais de 8 anos de experiência. Trabalhou como redatora, repórter e produtora na emissora Nossa Rádio FM e produtora na Metropolitana AM, depois foi diretora-geral do conhecido podcast Mamilos, passou por algumas agências de São Paulo e Rio de Janeiro e agora, além de colaboradora da WebGo Content, é Copy Content na In House da divisão agrícola da Bayer e Host/Criadora do podcast "Me Empresta Seus Óculos".
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