Casa Fácil Paraná: Governo lança iniciativa para aquisição da casa própria para 30 mil famílias

Por meio do Programa Casa Fácil Paraná, o governo local pretende investir cerca de R$ 450 milhões em habitação e assim, beneficiar aproximadamente 30 mil famílias paranaenses.

Essa ação partiu do governador Carlos Massa Júnior que, nesta quarta-feira (12), apresentou a proposta aos deputados, prefeitos e também aos empresários da área da construção civil.

Publicidade

Publicidade

Quer saber mais sobre o assunto? Preparamos um post com os detalhes importantes desse programa habitacional paranaense. Saiba mais a seguir.

Casa Fácil Paraná vai viabilizar milhares de moradias

Lançamento do Programa Casa Fácil Paraná
Lançamento do Programa Casa Fácil Paraná (imagem: Reprodução/Geraldo Bubniak/AEN)

A nova modalidade, também chamada de Valor de Entrada, tem como finalidade disponibilizar casa própria às famílias que possuem renda de até três salários mínimos.

Além disso, segundo o Plano Estadual de Habitação do Paraná (PEHIS), para serem contemplados com a casa, esses grupos familiares devem compor 90% do déficit habitacional do Paraná.

Publicidade

Publicidade

Como vai funcionar o Programa Casa Fácil Paraná

O projeto Casa Fácil Paraná vai ocorrer pelo Programa Casa Verde e Amarela em parceria com os municípios, o governo federal e a iniciativa privada em empreendimentos.

Desse modo, o programa espera que R$ 15 mil sejam concedidos a cada grupo familiar sob a modalidade transferência direta.

Assim sendo, é esperado que com essa medida, o maior obstáculo para se obter casa própria por essa faixa de renda, seja solucionado.

Como aderir ao programa

As pessoas interessadas em fazer parte do programa, vão poder solicitar o benefício se inscrevendo no cadastro de pretendentes da companhia, que é realizado de forma online no site da COHAPAR.

Durante a solicitação, vai ser preciso realizar o preenchimento de uma ficha de inscrição familiar, na qual devem informar os dados financeiros, de composição familiar e os dados sociais.

Além disso, é necessário indicar o município que tem interesse em habitar. Assim que os projetos estiverem passíveis para serem contratados e comercializados, as famílias inscritas serão informadas.

Publicidade

Publicidade

Na ocasião, além de ter que estarem dentro dos critérios estabelecidos pelo programa, os grupos familiares aprovados terão acesso aos recursos mediante análise do agente financeiro em conjunto à companhia.

Onde vai ocorrer esse programa?

Todos os municípios do estado do Paraná vão poder implementar o programa e as respectivas prefeituras serão permitidas de ofertar contrapartidas que possam contribuir para que a redução seja ainda maior do que o valor de venda das casas.

Entre essas compensações, enquadram-se a execução de serviços de infraestrutura, doação do terreno e a isenção de cobrança de impostos municipais, como o ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) e o ITIBI — Imposto de Transmissão de Bens Imóveis.

COHAPAR e a Casa Fácil Paraná

A organização COHAPAR (Companhia de Habitação do Paraná), em vista do modelo de projeto adotado, prevê que seja atendido um público até seis vezes maior do que as outras modalidades atenderam.

Publicidade

De acordo com Jorge Lange, o presidente dessa companhia, o programa em questão tende a contribuir com a retomada da economia paranaense.

Publicidade

De acordo com Ratinho Júnior, como é conhecido o governador, esse “é o maior programa habitacional feito por um estado nesse momento. Vamos financiar a entrada das casas para pessoas de baixa renda com recursos a fundo perdidos. Estamos gerando dignidade e garantindo a contratação de milhares de empregos em toda a cadeia da construção civil.”

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante de leitura e apaixonado por música.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário