Cashback: Como funciona esse sistema de desconto? Vale a pena?

Em busca de desconto nas compras de produtos e serviços os consumidores aderem ao cashback. Sistema promete devolver parte do valor investido em forma de crédito ou dinheiro.

Cashback

O cashback é uma estratégia de vendas que devolve aos clientes parte do dinheiro investido em produtos e serviços.

Publicidade

Publicidade

A quantia devolvida pode variar entre 5% e 100% conforme as estratégias e critérios de cada empresa.

De acordo com o Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, aproximadamente 6 milhões de estabelecimentos oferecem o sistema atualmente.

Vantagens

Os benefícios na devolução do dinheiro investido são diversos tanto para os consumidores quanto para as próprias empresas.

Publicidade

Publicidade

No caso do consumidor, o valor devolvido no cashback atua como um incentivo à compra de um produto ou serviço.

No caso das empresas, optar pela estratégia de vendas do cashback determina a escolha do cliente em relação ao desconto oferecido.

Um exemplo simples de como funciona esse sistema é a comparação dos valores de um mesmo produto ou serviço oferecido por empresas diferentes, pois aquela que oferece uma porcentagem de cashback acaba sendo mais vantajosa para o consumidor.

Como usar cashback

Os consumidores interessados em utilizar o cashback para compras futuras devem procurar por empresas que atuam com essa estratégia de vendas.

Depois de encontrar a melhor porcentagem de incentivo o consumidor deve se inscrever no programa da empresa a fim de ativar a opção de cashback.

Para isso, basta o consumidor seguir as orientações das empresas, mas o procedimento costuma ser intermediado por um aplicativo ou navegador em casos de compras virtuais.

cashback
Consumidores conseguem desconto de até 100%
Publicidade

Publicidade

Para comprar presenciais, ou seja, diretamente nas lojas, basta realizar um cadastro com o CPF ou outro dado pessoal exigido pela empresa.

Depois de efetuar a inscrição o consumidor pode adquirir o produto ou serviço e, em seguida, aguardar o recebimento da porcentagem de cashback.

Vale lembrar que a devolução de parte do dinheiro investido pode ser feita em forma de crédito na loja ou diretamente na conta corrente do consumidor.

Empresas

Além do fato de se diferenciar de outras empresas que não atuam com o cashback, as lojas que oferecem esse recurso aos clientes garante mais visibilidade e reconhecimento por parte dos consumidores.

Publicidade

Como consequência do reconhecimento estão a fidelização, o aumento contínuo de clientes para a empresa e, obviamente, o aumento das vendas e faturamento.

Publicidade

Onde encontrar cashback

Agora que você sabe o que é cashback e quais são as vantagens para o consumidor é hora de conhecer as empresas que mais utilizam essa estratégia de vendas. São elas:

  • Méliuz: atualmente é a maior empresa do ramo com cerca de 1.600 empresas parceiras;
  • Beblue: apesar de funcionar apenas em lojas físicas é uma das mais indicadas para cashback;
  • PicPay: o diferencial dessa empresa é o recebimento dos valores entre pessoas físicas;
  • Ame Digital: maior concorrente direta da Méliuz.
  • Entre outras.

É importante se atentar para as exigências e determinações de utilização e concessão do cashback de cada empresa.

Apesar de ser um recurso efetivo, o cashback pode não ser aplicado da forma que o usuário imagina em todas as compras.

Julia de Paula
Julia é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e, no momento, atua como redatora para o portal NoDetalhe. Ao longo da carreira, a jornalista tem se especializado em produção de conteúdo otimizado para motores de busca e conversão, além de gerenciamento de mídias sociais e marketing digital.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário