Vestibular Cederj 2022 tem inscrições abertas até 28 de outubro

A Fundação Cederj, vinculada à Secretaria de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, divulgou que as inscrições para o Vestibular 2022.1 estão abertas.

Por isso, quem está buscando por instituições para estudar, pode começar a se preparar para as provas!

Publicidade

Publicidade

Continue lendo para saber mais sobre este assunto!

Saiba como se inscrever para o Vestibular da Cederj. Foto: Aline Jasper/UEPG
Saiba como se inscrever para o Vestibular da Cederj. Foto: Aline Jasper/UEPG

Inscrições para o vestibular da Fundação Cederj

Os interessados em participar do processo seletivo do vestibular da Fundação Cederj, podem fazer suas inscrições entre o dia 27 de setembro (próxima segunda-feira) e 28 de outubro através do site da instituição. A taxa de participação é de R$ 85,00.

Atualmente, são oferecidas 7.624 vagas em 17 cursos de graduação a distância (EaD), de forma gratuita por sete instituições de ensino superior no âmbito do Consórcio Cederj. Clique aqui para conhecer as escolas da rede.

Publicidade

Publicidade

Etapas do Vestivular Cederj

Primeiro, o aluno precisa solicitar benefício da isenção do pagamento da taxa e no requerimento para obter cotas e ação-afirmativa. Essa etapa seguirá até 26 de setembro.

Valer saber que o vestibular Cederj 2022.1 será realizado através do aproveitamento das notas de mais de uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Por isso, o candidato que desejar utilizar a nota do Enem deve se atentar às regras definidas no edital, por cada universidade.

Cursos

Ao todo, a Fundação Cederj oferece 17 cursos:

  • Licenciatura: História, Ciências Biológicas, Física, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Turismo;
  • Bacharelado: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Engenharia Meteorológica;
  • Tecnólogo: Sistemas de Computação, Gestão de Turismo e Segurança Pública.

A prova será realizada no dia 12 de dezembro de 2021, das 10h às 13h. Já a divulgação das notas da Prova de Múltipla escolha será no dia 16 de dezembro e da redação dia 23 de dezembro. O pedido de revisão da nota de redação deve acontecer entre 27 e 28 de dezembro.

Resultado e matrícula

O resultado com a nota final será liberado no dia 7 de janeiro de 2022. As matrículas poderão ser realizadas nos dias 10 e 11 de janeiro do próximo ano. Já a reclassificação será liberada no dia 14 de janeiro do mesmo ano.

Publicidade

Publicidade

Saiba que os aprovados serão matriculados em uma das instituições que compõem o Consórcio Cederj:

  • Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ);
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf);
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj);
  • Universidade Federal Fluminense (UFF);
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ);
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).

Como se preparar para o vestibular 2022?

Veja algumas dicas para se preparar para o vestibular das faculdades e universidades:

Conheça o edital e o Conteúdo Programático das provas

Fique atento aos documentos que as instituições divulgam, principalmente o Edital e o Manual do Candidato, quando houver.

Organize um cronograma de estudos

Saiba o que vai cair na prova e programe os horários de estudos. Organize quanto tempo por dia vai dedicar aos livros e tenha disciplina para cumprir as horas estipuladas. Uma dica é separar as matérias por dia, por exemplo: segunda – português, terça – matemática e assim por diante.

Priorize as matérias que você tem dúvidas

Publicidade

Existem disciplinas que são mais difíceis e para elas é ideal dedicar um tempo maior. Por isso, liste os conteúdos mais complexos, busque uma quantidade maior de material de apoio e empenhe-se para assimilar as matérias.

Publicidade

Faça as provas de exames anteriores

Testar os conhecimentos é uma forma de estudar. Então, faça as provas de exames anteriores e veja quais são suas maiores dificuldades e o tempo gasto em cada questão para direcionar os estudos.

Treine a redação

Essa é outra possibilidade de estudo e que, geralmente, tem maior peso nas provas. Veja quais as modalidades cobradas na prova que pretende fazer e teste suas argumentações.

Bruna Santos
Jornalista com mais de 7 anos de experiência. Atuou como redatora em jornais impressos, sites especializados em moda e agências de comunicação em Mogi das Cruzes, São Paulo e Goiânia. Fez parte da equipe voluntários da ONG Trupe do Riso, cuidando das redes sociais da instituição. Além de colaboradora da WebGo Content, atua na Agência Conect, especializada em comunicação e marketing para profissionais da Saúde.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário