Como obter o certificado de vacinação contra covid no Conecte SUS

certificado de vacinação contra covid no Conecte SUS

É possível obter o certificado de vacinação contra covid no Conecte SUS. O comprovante digital de imunização é válido para todos os brasileiros que já tomaram a primeira ou segunda dose da vacina.

Na plataforma do SUS, o usuário pode visualizar o tipo de imunizante, o lote de fabricação e a data em que recebeu a aplicação de cada dose. O Conecte SUS pode ser acessado pelo site ou pelo aplicativo, que está disponível para os sistemas Android e iOS.

Publicidade

Publicidade

O certificado de vacinação contra covid no Conecte SUS passará a ser exigido para que as pessoas frequentem eventos públicos, à medida que os estados e municípios forem flexibilizando os decretos. No Rio de Janeiro, a comprovação das doses será exigida a partir de setembro, só assim os cidadãos poderão participar de festas e outros eventos. 

O recurso também deverá ser utilizado para quem pretender viajar a países que só permitem a entrada de brasileiros mediante a apresentação do certificado, como França e Suíça. Para quem pretende utilizar o comprovante de vacinação para viajar, é possível emiti-lo em inglês e espanhol. 

certificado de vacinação contra covid no Conecte SUS

Certificado de vacinação contra covid no Conecte SUS

Garantir o comprovante de vacinação contra a covid-19 é muito importante se você pretende realizar atividades de lazer, ir a eventos ou viajar após a pandemia. Veja abaixo como emitir o certificado de vacinação contra covid no Conecte SUS:

Publicidade

Publicidade

  1. Clique aqui para acessar o site Conecte SUS ou abra o aplicativo;
  2. Na aba “Cidadão”, clique em “Acessar”;
  3. Crie uma conta no gov.br ou faça login com seu CPF e senha já cadastrados;
  4. Já logado no sistema Conecte SUS, você verá o menu inicial;
  5. Selecione a opção “Vacinas” (você verá todas as informações sobre o imunizante recebido);
  6. Ainda na mesma página, clique no botão “Carteira de Vacinação Digital”;
  7. Após realizar este passo, um documentos com as informações do cidadão e as doses aplicadas e um QR serão gerados – este poderá ser utilizado pelas autoridades competentes para validar o comprovante;
  8. Depois disso, clique na opção “PDF”, na parte superior da página, para fazer o download do documento.

Pronto! Você gerou o certificado de vacinação contra covid no Conecte SUS. O comprovante é válido por até um ano em todo o Brasil. Já em território internacional, não há prazo de validade para o documento, pois fica a critério de cada país decidir se aceitará ou não o comprovante digital. 

Quem já completou o esquema vacinal ou tomou a dose única da Jansen, poderá emitir o certificado em português, inglês ou espanhol. Esta opção fica localizada na parte superior do menu, com as bandeiras dos três países, ao lado do botão gerador de PDF.

Mas para quem tomou somente a primeira dose, o certificado será gerado automaticamente pelo Conecte SUS, apenas em português.

Como baixar o aplicativo Conecte SUS?

O aplicativo Conecte SUS está disponível para os sistemas Android e iOS. Se você ainda não baixou a plataforma em seu smartphone, confira abaixo o passo a passo para fazer o download:

  1. Pesquise “Conecte SUS” na sua loja de aplicativos;
  2. Ao encontrar o aplicativo, clique em “Instalar”;
  3. Concluído o download, abra o aplicativo;
  4. Faça login com CPF e senha utilizados no sistema gov.br;
  5. Ou crie um cadastro na plataforma do governo.

Agora que você já sabe como baixar o Conecte SUS, basta acessar o aplicativo e usufruir de todas as funcionalidades disponíveis no sistema, entre elas, a emissão do certificado de vacinação contra a covid-19.

Natália SatlerJornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
Veja mais ›
Fechar