CNH Digital: Conheça as funções da plataforma, os serviços e como baixar!

A Carteira Nacional de Habilitação ganhou uma nova versão, mais moderna e prática. Trata-se da CNH Digital. Se você é condutor de veículo automotor e tirou a licença a partir de maio de 2017 poderá emitir a sua sem sair de casa.  

Além disso, outros documentos que são de porte obrigatório aos motoristas – como o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) – podem ser emitidos pela internet, usando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Conheça agora as funções da plataforma, os serviços e como baixar. 

Publicidade

Publicidade

Como funciona?

Com a chegada da pandemia de Covid-19, o Departamento de Trânsito (Detran) tem orientado aos motoristas que adotem a versão informatizada dos documentos veiculares. Essa é uma forma de evitar fila e aglomeração nas agências. 

A CNH Digital cumpre a mesma função jurídica que o modelo impresso. Por isso, o documento possui total validade para ser apresentado aos fiscais do Detran em caso de blitz ou operações afins, sendo aceita em território nacional e, inclusive, como documento de identificação pessoal. 

CNH Digital saiba como baixar

É possível abrir a CNH Digital em até 5 celulares ao mesmo tempo. Mas vale lembrar que é preciso ter o celular carregado para conseguir acessá-la. Já em relação à internet, não se preocupe. Só é necessário estar conectado para o primeiro acesso. Depois  vai funcionar mesmo que não haja rede. 

Publicidade

Publicidade

Quem tiver preferência pela versão impressa poderá imprimir o documento em casa, com folhas de ofício. Não é necessário ter papel especial.

Por uma questão de segurança, caso o usuário fique sem bateria no celular, o Detran recomenda que faça a impressão da CNH em papel e mantenha-a consigo. 

Quem pode aderir? 

Como foi mencionado, apenas quem tirou a habilitação nos últimos quatro anos consegue aderir a nova versão do documento de imediato.

Aqueles que tem mais tempo de CNH vão precisar solicitar ao Detran a segunda via do documento para, em seguida, obter a versão online. Neste caso, é cobrada uma taxa no mesmo valor da renovação. 

A solicitação pode ser feita pelo site ou pelo aplicativo Poupatempo.

Como obter a CNH Digital?

A Carteira Digital de Trânsito é o aplicativo pelo qual você acessa a CNH Digital, junto a outros documentos e informações. Ele foi criado em 2019 e, desde então, está disponível para smartphone Android ou iOS. Para obter, abra o ícone da loja de aplicativos e realize o download. 

Publicidade

Publicidade

No seu primeiro acesso o sistema vai solicitar alguns dados. Depois que preencher tudo verifique a caixa de entrada do e-mail, pois será enviado um link de confirmação do cadastramento.  

Feito isso retorne ao aplicativo e clique em “adicionar documento”. Selecione a opção “CNH digital” e informe o número da sua licença. Em seguida, o app vai solicitar o código de segurança que também está escrito no seu documento impresso. 

Assim que esse número for validado clique em “Ok” e, depois, em “Baixar CNH”. Neste momento você deve criar uma senha de acesso com quatro dígitos. É muito importante memorizar ou salvar essa combinação. 

Por fim, a sua CNH digital vai ser exibida na tela inicial do aplicativo. Quando quiser acessá-la, clique sobre o ícone que leva ao documento e insira a senha. 

Publicidade

Saiba que o aplicativo Carteira de Trânsito Digital dispõe ainda de outros serviços. Entre eles, existe a consulta de multas e a concessão de até 40% de desconto para quem for quitar. 

Publicidade

Leia também: Desconto em Multas: Pague até 40% menos no valor da sua multa a partir de abril. Entenda

Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Antes de atuar como redatora, participei dos programas de estágio do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em Comunicação Organizacional e Estratégias Digitais no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário