Detran DF divulga lista de quem receberá CNH gratuita – Saiba se foi aprovado no CNH Social

O Detran DF divulgou, nesta terça-feira (15), a lista com o resultado parcial de quem foi selecionado para receber a CNH gratuita. Os candidatos aprovados no programa Habilitação Social terão direito a gratuidade em todo o processo de emissão da carteira de motorista.

A aprovação dos participantes do projeto é realizada pelo Detran DF, com base em critérios de análise socioeconômica. Mais de 29 mil pessoas se inscreveram no processo seletivo que oferecia 5 mil vagas no Distrito Federal.

Publicidade

Publicidade

Detran DF divulga lista de quem receberá CNH gratuita - Saiba se foi aprovado no CNH Social
Detran DF divulga lista de quem receberá CNH gratuita – Saiba se foi aprovado no CNH Social | Fonte: Pexel

Matrícula para obter CNH gratuita

Os candidatos selecionados terão 15 dias para se matricular no site do Detran. Depois, os futuros motoristas deverão ir até uma unidade do Detran DF para a abertura do Renach com os seguintes documentos:

  • CPF;
  • RG;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de matrícula online.

Quem foi contemplado na categoria Estudante Habilitado também deverá levar:

  • Certificado de conclusão do Ensino Médio em escola pública do Distrito Federal ou como bolsista integral em escola privada, ou declaração emitida por instituição credenciada ao MEC;
  • Comprovante de inscrição no Enem.

Concluída a entrega dos documentos e a abertura do Renach, o candidato selecionado será fotografado e terá a biometria coletada.

Publicidade

Publicidade

Após, é necessário entrar no Portal de Serviços do Detran DF e seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse a aba “Habilitação Social”;
  2. Escolha as credenciais para realizar os exames médico e psicológico.

Se houver a necessidade de alterar as categorias C, D ou E, será preciso marcar exame toxicológico.

Na página do Detran também será possível escolher a autoescola para realizar as formações teórica e prática. A unidade do Departamento de Trânsito escolhida irá agendar as aulas do candidato selecionado. 

Se você ainda não sabe se foi contemplado pela CNH gratuita ou não, basta clicar aqui para realizar a consulta no site do Departamento de Trânsito.

Reprovação no exame da CNH gratuita

Em casos em que o aluno do programa CNH Social reprova, tanto no exame teórico quanto na prova prática, ou quando justifica o motivo de ter faltado às avaliações, é possível remarcar as provas sem pagar nada por isso. 

Mas é necessário ficar atento ao prazo estabelecido pelo Detran, pois a remarcação das provas sem custo adicional deve ser realizada dentro de um ano após a reprovação do aluno.

Programa CNH Social

Publicidade

Publicidade

O programa CNH Social do Detran existe desde 2020, com o intuito de possibilitar que pessoas de baixa renda possam tirar a Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita.

Existe a possibilidade de se inscrever em duas categorias do projeto: Cidadão Habilitado e Estudante Habilitado. Os candidatos selecionados para a CNH gratuita podem obter a primeira habilitação nas categorias A ou B, além de terem a possibilidade de alterar a categoria para C, D ou E, renovarem e trocarem pela licença definitiva.

Os candidatos terão gratuidade nas seguintes etapas do processo:

  • Exames de aptidão física, mental, psicológica e toxicológica, quando exigido;
  • Obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), inclusão ou alteração de categoria;
  • Emissão da CNH;
  • Realização dos cursos teórico e prático;
  • Provas teóricas e práticas.

Para se inscrever no programa, os interessados devem estar inscritos no CadÚnico, ter mais de 18 anos, morar no Distrito Federal há pelo menos dois anos, além de saber ler e escrever.

Publicidade

Estudantes que desejam obter a CNH Social devem estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio em escola da rede pública ou serem/terem sido bolsistas na rede privada de ensino. Além disso, é necessário possuir comprovante de participação no Enem no ano anterior.

Publicidade

No site do Detran DF é possível conferir todos os requisitos exigidos para a participar do projeto.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário