Coca Cola abre cursos gratuitos para jovens e oportunidades de emprego – Saiba como participar

A Coca-Cola está com inscrições abertas para o programa de empregabilidade Coletivo Online.

A iniciativa oferece cursos gratuitos e conecta jovens em situação de vulnerabilidade ao mercado de trabalho. Atualmente, a empresa tem uma rede com cerca de 400 parceiros empregadores que recebem esses jovens.

Publicidade

Publicidade

Coca-Cola abre vagas para programa de qualificação
Coca-Cola abre vagas para programa de qualificação

Em Belo Horizonte, Minas Gerais, o programa está disponível para os bairros de Cabana, Coqueiros, Morro das Pedras, Nazaré e Suzana. No entanto, jovens das cidades de Betim e Itabirito podem participar do programa.

Saiba que o programa de empregabilidade será feito 100% online e é destinado para jovens de 16 a 25 anos.

Inscrições Programa Coca-Cola

Podem se inscrever jovens entre 16 e 25 anos, que tenham concluído o ensino médio ou que estejam cursando e que tenham número de WhatsApp, pois o curso será realizado pelo aplicativo.

Publicidade

Publicidade

Os interessados devem se cadastrar até o dia 21 de junho (segunda-feira), clicando aqui.

Conteúdo Programa Cola-Cola

O conteúdo do programa Coletivo Online é focado em temas atuais do trabalho, como elaboração de um plano de vida, planejamento financeiro, construção de currículo e como se preparar para entrevistas e processos seletivos.

Ao final do curso, todos os participantes que assistirem às videoaulas e entregarem as atividades práticas recebem um certificado. Além disso, eles poderão se cadastrar nas comunidades de vagas do programa e se candidatar aos processos seletivos de uma rede de parceiros empregadores.

Impactos positivos

Desde o início da implementação, em 2009, a plataforma Coletivo já impactou mais de 256 mil jovens em comunidades brasileiras, que estão espalhadas em 22 estados e no Distrito Federal.

Vale saber que nesses locais é possível contar com duas versões: Coletivo Online, com aulas presenciais, e o Coletivo Online, com turmas 100% digitais.

Desses, mais de 77 mil jovens tiveram acesso ao mercado de trabalho. Em 2020, se formaram nas aulas dos programas presencial e online 7.500 pessoas, sendo 68% negras e 70% mulheres.

Publicidade

Publicidade

Segundo a pesquisa da Plan Avaliação, 41% dos participantes do Coletivo Jovem, que estavam interessados em oportunidades de emprego estavam inseridos no mercado de trabalho até seis meses depois da conclusão do curso.

Já no Coletivo Online, 78% dos jovens acreditam que o curso contribuiu para desenvolvimento pessoal. A taxa de empregabilidade para os inscritos neste formato será aferida em 2021.

Porque se qualificar profissionalmente é importante?

A capacitação profissional, principalmente para os jovens, é fundamental para uma boa entrada no mercado de trabalho.

Ela é importante para desenvolver habilidades através de atividades capazes de simular situações comuns no dia a dia, conforme a rotina de cada profissão.

Publicidade

A capacitação profissional é todo o processo feito através de cursos e treinamentos especializados, mas saiba que seu tempo é relativo, já que o ideal é que o jovem esteja pronto para ingressar em uma profissão, estar preparado e disposto para aprender cada vez mais.

Publicidade

Saiba que a qualificação pode ser feita de diversas formas, afinal, se qualificar significa adquirir conhecimentos práticos e teóricos sobre uma área ou sobre o mercado como um todo.

Por isso, se você quer se qualificar, busque cursos, workshops, treinamentos e muita leitura.

Veja 4 pilares que você pode usar para o seu próprio desenvolvimento como profissional:

  • Ampliação: procure ampliar seus conhecimentos e habilidades;
  • Complementação: complemente os conhecimentos para aperfeiçoar cada vez mais;
  • Atualização: se atualize sempre, pois conceitos e informações mudam constantemente;
  • Expansão: não fique preso às mesmas linhas de pensamento. Foque sempre na expansão de suas habilidades.
Publicidade

Publicidade

A qualificação profissional é responsável por capacitar os jovens e deixá-los prontos para o mercado de trabalho. No entanto, este não é único benefício oferecido por ela.

Isso porque quando uma pessoa entra no mercado de trabalho, ela contribui para o desenvolvimento da sociedade.

Então lembre-se: quanto mais mão-de-obra qualificada e empregada mais vantajosa será para a economia do país.

Bruna Santos
Jornalista com mais de 7 anos de experiência. Atuou como redatora em jornais impressos, sites especializados em moda e agências de comunicação em Mogi das Cruzes, São Paulo e Goiânia. Fez parte da equipe voluntários da ONG Trupe do Riso, cuidando das redes sociais da instituição. Além de colaboradora da WebGo Content, atua na Agência Conect, especializada em comunicação e marketing para profissionais da Saúde.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário