INSS: Como escolher o benefício? Dicas para planejar sua aposentadoria!

Trabalhadores que desejam se aposentar devem se dedicar ao planejamento e ao pagamento do INSS para conquistar o benefício o quanto antes. Além disso, é importante escolher a categoria certa e atender aos requisitos de cada uma delas.

Aposentadoria

O Instituto Nacional do Seguro Social atua como uma seguradora de trabalhadores. Estes profissionais pagam taxas ao INSS ao longo da vida laboral e, consequentemente, recebem benefícios ao se aposentar.

Publicidade

Publicidade

Dessa forma, a aposentadoria é o maior desejo dos trabalhadores, pois oferece tranquilidade e segurança financeira após o encerramento das atividades profissionais.

No entanto, para garantir uma aposentadoria é essencial fazer um planejamento a curto, médio e longo prazo antes mesmo de pensar em parar de trabalhar.

Além disso, planejar cada detalhe do processo de aposentadoria pode ser crucial para garantir um benefício justo e necessário para arcar com o custo de vida no futuro.

Publicidade

Publicidade

Sendo assim, separamos algumas dicas para você que já está pensando na sua aposentadoria e para quem quer dar entrada no pedido.

Planejamento

Como mencionado anteriormente, o planejamento é uma das partes mais importantes para o processo de aposentadoria, pois oferece uma visão geral sobre condições importantes como tempo, categoria e valor.

Além disso, ter tudo planejado facilita o pedido de solicitação de aposentadoria, especialmente na apresentação de documentos e outros processos burocráticos indispensáveis à concessão do benefício.

Categorias

Tendo em vista que o planejamento é essencial, faz parte dessa definição a escolha adequada de categoria de aposentadoria.

Existem diferentes tipos de categorias para se aposentar, bem como condições e requisitos a serem atendidos, de acordo com a necessidade e proposta do segurado.

No caso da aposentadoria especial, por exemplo, ela é concedida somente ao trabalhador que ao longo do exercício da profissão fica exposto a agentes nocivos, podendo ser de origem biológica, física ou química, e que podem causar danos à saúde e integridade física com o passar do tempo.

Publicidade

Publicidade

A aposentadoria por invalidez, por sua vez, é concedida mediante a incapacidade física ou mental total e permanente de atuação laboral. Além disso, a origem da incapacidade deve ter se dado pelo próprio exercício da atividade.

casal mais velho conversando com outra pessoa
Saiba qual categoria de aposentadoria solicitar

Já a aposentadoria por tempo de contribuição é oferecida ao segurado que atinge um determinado período de contribuição à Previdência Social. 

Esse processo pode ser integral ou proporcional e é concedido conforme o gênero. Nesse caso, o benefício exige 35 anos de contribuição aos homens e 30 anos para as mulheres.

A aposentadoria da pessoa com deficiência se dirige ao trabalhador que realizou as atividades laborais na condição de pessoa com deficiência.

Publicidade

Nesse caso, existe a possibilidade de solicitar a aposentadoria por idade e por tempo de contribuição de acordo com cada caso.

Publicidade

Também existe a aposentadoria por idade. Esse recurso é oferecido como garantia de proteção à velhice e, para isso, é oferecido aos segurados com idades entre 65 e 60, para homens e mulheres, respectivamente.

No entanto, além do requisito etário essa categoria exige cerca de 180 contribuições mensais à Previdência Social antes de ser solicitada.

Como se aposentar

Agora que você já sabe que o planejamento, a escolha correta da categoria, bem como o atendimento às exigências para se aposentar são cruciais para a conquista do benefício, é hora de colocar o aprendizado em prática.

Publicidade

Publicidade

Contudo, você pode estar se perguntando quando será o melhor momento para dar início ao planejamento e para tomar as decisões necessárias. 

A resposta para essa pergunta vai depender de quando você pretende dar início às atividades laborais e, consequentemente, às contribuições do INSS. 

O conselho é que quanto antes você começar a trabalhar e a contribuir com a Previdência Social, mais cedo você poderá dar entrada no pedido de aposentadoria, desde que atenda aos critérios de cada categoria.

Para dar entrada no pedido de aposentadoria, o trabalhador pode acessar o site Meu INSS ou fazer o download do aplicativo. Será necessário se cadastrar para ter acesso ao portal.

Depois disso, basta escolher a categoria pela qual deseja se aposentar, atualizar os dados necessários e responder às perguntas solicitadas pelo portal.

Em seguida é só anexar os documentos que comprovem o direito à aposentadoria, confirmar as informações concedidas e finalizar o processo de solicitação de aposentadoria.

Quem não quiser realizar o procedimento pela internet pode entrar em contato com o INSS pelo telefone 135 de segunda a sábado, das 7h às 22h no horário de Brasília.

Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário