Como aumentar meu Score. 5 dicas que funcionam

Marina Darie

25/01/2022

Nos últimos seis meses, o aplicativo da Serasa teve mais de 16,5 milhões de downloads. Com esse número expressivo, a instituição lançou novas funcionalidades, que ajudam os consumidores a ficarem atentos sobre o Score deles. 

A cada variação na nota, em 15 pontos para mais ou para menos, uma notificação é emitida no smartphone do usuário, por exemplo. Outra novidade é o acesso a um relatório com o diagnóstico dos possíveis fatores que refletem a mudança no índice.

A consulta do score da Serasa já se tornou popular entre os brasileiros e as empresas. Uma pesquisa realizada com 1.536 participantes, com idade acima de 18 anos, de todas as regiões do Brasil, mostra essa realidade. Veja como eles utilizam essa pontuação!

Consumidores:

  • 80% dos entrevistados consultam o Score;
  • 73% acreditam que o Score é uma ferramenta que pode ajudar a obter crédito;
  • 52% usam o Score para acompanhar a pontuação, enquanto 42% consultam por curiosidade.

Empresas:

  • 48% das empresas que conhecem o Score utilizam ou já utilizaram o produto;
  • 55% utilizam a ferramenta para avaliar riscos;
  • 98% das empresas que consultam o Score acham que ele é importante ou muito importante para a tomada de decisão da empresa.

Dicas para aumentar o score

Entenda, de uma vez por todas, como funciona o Score da Serasa.

Entenda, de uma vez por todas, como funciona o Score da Serasa. (Imagem: Serasa / Divulgação)

  • Manter o cadastro positivo ativo: Ao manter o Cadastro Positivo ativo, os bancos e o mercado em geral conseguem ter mais informações sobre o consumidor, o que auxilia em uma análise mais assertiva do perfil de crédito;
  • Atualizar os dados junto à Serasa: Entre no site ou aplicativo da Serasa com login e senha; Visite o seu perfil; Entre no menu “Dados cadastrais”; Clique em “Informações pessoais” e confira todos os dados;
  • Pague as contas em dia: Se possível, inclua todas as contas no débito automático. Para fazer isso, basta fazer a solicitação para empresas de energia elétrica, telefonia e gás;
  • Evite ficar negativado: O score de crédito leva em conta todo o histórico de um consumidor. Portanto, quem já ficou com o nome vermelho vai demorar mais para conseguir elevar a pontuação do que uma pessoa que só atrasou algumas contas;
  • Cuidado com sociedades: Além do perfil como consumidor, o Serasa também avalia a participação dos brasileiros em empresas. Se o negócio passar por problemas financeiros e falir, por exemplo, o score é afetado. 

Atenção: Não é possível pagar para aumentar o score. De acordo com a Serasa, muitos golpistas tentam ludibriar consumidores inadimplentes a fazer isso, mas essa prática não é reconhecida. 

Por que você deve aumentar seu Score? 

Normalmente, esse score é verificado pelos bancos e instituições financeiras quando um cliente solicita um financiamento ou crédito em geral, pois a avaliação indica se a pessoa é uma boa pagadora ou não. 

Rede de lojas, empresas de telefonia, de TV a cabo, comércio, e prestadores de serviços em geral, ou seja, qualquer empresa que concede crédito aos consumidores verifica o score de crédito do Serasa. 

Ainda sim, cada instituição que disponibiliza empréstimos e financiamentos tem seus próprios padrões, políticas, informações e critérios para aprovar um consumidor. Sabe-se que uma boa pontuação aumenta as chances de aprovação, mas não a garante.

O que é o Score?

O Score da Serasa utiliza dados cadastrais, histórico de consultas, dados negativos e positivos, caso possua o Cadastro Positivo ativo, para fazer uma análise de risco de crédito de uma pessoa. 

“O Serasa Score considera os dados positivos daquele consumidor que possui o Cadastro Positivo ativo. Ele reúne todo seu histórico de crédito e não só as contas que você deixou de pagar”, explica a instituição. 

Entre os dados analisados estão:

  • Financiamentos;
  • Cartões de crédito;
  • Empréstimos com bancos e com o comércio;
  • Contas pagas mensalmente. 

Com todas essas informações, como dados pessoais e o Cadastro Positivo, o Score de crédito do Serasa vai de 0 a 1000 e indica as chances de o consumidor pagar suas contas corretamente nos próximos 6 meses. A classificação é dividida da seguinte maneira:

  • Muito bom: de 701 a 1000 pontos;
  • Bom: de 501 a 700 pontos;
  • Regular: de 301 a 500 pontos;
  • Baixo: de 0 a 300 pontos. 

Ele é calculado com base na composição:

  • Pagamento de crédito (43,6%);
  • Consultas para serviços de crédito (19,3%);
  • Histórico e pagamento de dívidas (19,1%);
  • Crédito contratado e tempo de uso do crédito (18%). 
Marina Darie
Escrito por

Marina Darie

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!

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