Prova de vida do INSS: obrigatoriedade retorna em junho. Como comprovar? Tire suas dúvidas
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão que fazer a prova de vida a partir de 1º de junho para que o benefício não seja bloqueado.
Segundo o instituto, cerca de 11 milhões de brasileiros possuem pendência quanto a essa obrigatoriedade.
Abaixo, confira as informações necessárias para que você entenda como fazer a comprovação de vida. Saiba mais a seguir.
O que, de fato, é prova de vida do INSS?

A prova de vida do INSS se refere a um procedimento no qual todos os pensionistas e segurados do instituto precisam fazer anualmente para comprovar que estão vivos.
Com isso, a finalidade maior dessa prova é oferecer mais segurança tanto para o governo quanto para os cidadãos, pois evita pagamentos indevidos e fraudes de benefícios.
Processo realizado por biometria
O INSS, em colaboração com a Dataprev, Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia e o Serpro, deu início à nova etapa da prova de vida por meio de biometria facial em fevereiro.
Nessa etapa, aproximadamente 5,3 milhões de beneficiários vão poder realizar a biometria sem precisar sair de casa.
Agora, ao invés de precisar de dois apps, que incluía o Meu INSS, a prova de vida pode ser realizada utilizando somente um aplicativo, o meu gov.br.
A respeito disso, é válido destacar que para realizar a prova, o segurado precisa receber um SMS no celular ou e-mail estabelecendo a convocação.
Além disso, a pessoa amparada pelo governo precisa ter um aparelho celular com câmera e biometria cadastrada no DETRAN ou na Justiça Eleitoral.
Saiba como fazer o processo presencialmente
A forma de atendimento do INSS é presencial. Os aposentados e pensionistas que já possuem biometria bancária cadastrada podem se dirigir a qualquer caixa eletrônico e realizar a prova de vida.
Enquanto aqueles beneficiários sem biometria cadastrada, devem procurar uma agência bancária munidos com documentos como identidade e CPF.
Ademais, as instituições bancárias que realizam prova de vida, são:
- Caixa Econômica Federal;
- Banco do Brasil;
- Bradesco;
- Santander;
- Itaú Unibanco.
Em caso de bloqueio do benefício, o que fazer?
Se acontecer de o beneficiário ficar com o benefício bloqueado ou mesmo perder o prazo, vai ser preciso solicitar reativação de forma remota por meio do aplicativo Meu INSS ou do site do instituto.
Nesse endereço eletrônico, documentos pessoais como CPF, comprovante de residência e identidade serão solicitados.
Assim que preencher o requerimento online, para concluir a realização da prova de vida, o beneficiário vai precisar comparecer ao banco.
Deixe seu comentário