Como MEI comprova renda? Passo a Passo para emitir comprovante

Homem mexendo no notebook
Entenda como MEI comprova renda (imagem: reprodução/site Osayk)

Logo após se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI), é comum surgirem dúvidas atreladas ao novo ofício, como o que é preciso para adquirir um imóvel ou até mesmo saber como MEI comprova renda.

Então, se esses também são os seus questionamentos, continue a leitura e entenda mais sobre o assunto.

Publicidade

Publicidade

Como emitir comprovante sendo MEI?

Homem mexendo no notebook
Entenda como MEI comprova renda (imagem: reprodução/site Osayk)

A formalização como MEI, além da emissão do CNPJ, confere outras vantagens a essa categoria profissional.

Podemos mencionar alguns desses benefícios, como:

  • Emissão de notas fiscais;
  • Ampliação das formas de pagamento;
  • Contribuição simplificada para o INSS;
  • Maior possibilidade de conseguir um empréstimo, entre outros direitos;

Contudo, a concessão de empréstimo requer que o microempreendedor faça a comprovação de renda.

Publicidade

Publicidade

Para isso, listamos o passo a passo de como MEI comprova renda. Confira:

1.Declaração de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF)

Simplesmente pelo fato de se tratar de um documento oficial, o Imposto de Renda pode ser utilizado para comprovar os rendimentos que o microempreendedor possui. Portanto, é uma maneira atribuída a como MEI comprova renda.

No entanto, essa declaração pode servir apenas para que os dados dos meses do ano anterior sejam comprovados. Em vista disso, há a possibilidade de certas organizações solicitarem documentos adicionais relativos a períodos mais recentes.

Se o MEI está à procura de crédito durante o mês de novembro, o IR não consegue comprovar os rendimentos gerados nos últimos dez meses.

2.Extrato de banco

Outra forma que diz respeito a como MEI comprova renda é por meio do extrato bancário o qual possui conta em aberto.

O microempreendedor, na maioria das vezes, deve ter em mãos um extrato completo descrevendo a movimentação ocorrida nos últimos três meses. Tal comprovação pode ser de contas corrente, poupança ou mesmo salário.

Publicidade

Publicidade

Além disso, também é permitido anexar extratos que denote que houve movimentação de investimentos. Entretanto, se for possível, peça a assinatura do gerente do banco que possui conta, pois ela confere maior validade do que um extrato bancário.

3.Acordos de prestação de serviço

Outra maneira de como MEI comprova renda tem a ver com os contratos de serviço. Pois, como o microempreendedor é um prestador de serviços, esse profissional tem direito em utilizar seus contratos com o intuito de comprar rendimentos.

Vale mencionarmos que pode acontecer de esses contratos serem aceitos desde que estejam adjuntos a outros documentos.

Desta forma, vão servir no que diz respeito à análise de dados e observação da movimentação financeira que o empreendedor demonstrou.

4.DECORE MEI

Publicidade

DECORE é sigla para o termo Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos.

Publicidade

O MEI pode conseguir essa declaração por meio de um contador. Esse tipo de documento sempre tem como base outros documentos que façam a comprovação da renda de forma oficial.

O motivo em ter o nome limpo para comprovar rendimentos

Além dessas 4 maneiras associadas a como MEI comprova renda, é de extrema importância não estar com o nome cadastrado em órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa.

De forma geral, é bem improvável que alguém conceda empréstimo de uma quantia alta para uma pessoa que é subentendida como mau pagador.

Publicidade

Publicidade

Assim sendo, para ter acesso às vantagens associadas ao MEI, procure sempre estar com o nome limpo na praça. Para ter êxito quanto a isso, promova o planejamento de todos os gastos e evite ao máximo acumular dívidas.

Paulo Victor SilvaEstudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante de leitura e apaixonado por música.
Veja mais ›
Fechar