Como conseguir empréstimo como MEI? Quais as condições?

Se você é um microempreendedor e no momento necessita de crédito para seguir com seus projetos pessoais, pode ser que já tenha se perguntado: “Como conseguir empréstimo como MEI?”.

Pensando em esclarecer essa questão, produzimos um post para mostrar os passos para ser contemplado com um empréstimo! Saiba mais a seguir.





Passo a passo de como conseguir empréstimo como MEI

Mulher segurando cédulas de reais

Sim, MEI consegue empréstimo. Acompanhe os passos para quem é Microempreendedor Individual (MEI) conseguir crédito.

Analisar e escolher a instituição financeira

Escolha aquele banco que conceda as melhores condições a sua empresa e que esteja regularizada pelo Banco Central do Brasil.

Se o microempreendedor já tiver feito e debitado um empréstimo na instituição financeira que escolheu, a quantia oferecida pode ser maior do que o crédito anterior.





Embora já tenha certa preferência, é aconselhável optar por instituições públicas, como a Caixa, o Banco Nacional de Desenvolvimento e o Banco do Brasil.

Há instituições financeiras que têm condições especiais para os MEIs, são os bancos:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco Nacional do Desenvolvimento;
  • Santander;
  • Banco do Brasil;
  • Nubank;
  • Itaú;
  • Bradesco;
  • Ferratum.

Separe os documentos necessários

Geralmente, as instituições financeiras pedem certos documentos. Assim, antes de solicitar o crédito, o MEI deve se precaver reunindo toda a documentação exigida.

Na maioria das vezes, os documentos solicitados são RG, CPF, CNPJ, comprovante de residência, comprovante de renda e Certificado MEI.

É por meio da comprovação de renda que a instituição financeira analisar se o microempreendedor possui condições de arcar com as parcelas do empréstimo.

Ou seja, é bem difícil ter o crédito aprovado sem a comprovação de renda. Então, como conseguir empréstimo como MEI sem ter renda?





Há algumas formas de reverter o fato de não possuir renda, que é apresentando os seguintes documentos:

  • Extrato bancário;
  • Contratos de prestação de serviços;
  • Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF);
  • Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE).

Se escolher o extrato bancário entre esses documentos, a instituição financeira tende a calcular uma média mensal com base nos 3 ou 6 meses anteriores à solicitação com a finalidade de saber o solicitante conseguirá pagar o empréstimo.

Enquanto ao DIRF, ainda que seja um documento aceito à comprovação de renda, ele consta os ganhos (e gastos) recentes. Apresenta somente os valores recebidos pelo solicitante no ano anterior.

Apresente os motivos pelos quais precisa de empréstimo

Nessa última etapa a respeito de como conseguir empréstimo como MEI, vai ser preciso que o solicitante apresente os motivos que o fizeram solicitar o empréstimo.



No caso, exponha à instituição o que está pretendendo fazer com a quantia que você está solicitando a ela.



Além de ser levado em consideração o fato de o MEI apresentar uma boa relação com o banco em questão, o porquê do empréstimo também influencia no limite de crédito.

Em vista disso, pense bem nos motivos que estão te levando a pedir um empréstimo e os exponha ao gerente do banco.

Demonstrando isso, explicitando o valor necessário, o quanto espera receber com o investimento e o prazo, vai ser possível garantir à instituição financeira que você tem tudo sob controle.





Agora, depois desse passo a passo, acreditamos que foi possível mostrar como conseguir empréstimo como MEI.

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante de leitura e apaixonado por música.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário