Como criar um vídeo-currículo no TikTok: dicas para divulgar seu trabalho com vídeos

Se você está em busca de oportunidade no mercado de trabalho, pode contar com um novo aliado nessa missão. Além das plataformas destinadas à busca de empregos, agora os usuários conseguem criar vídeo-currículo no TikTok.

Assim, ao invés de produzirem um currículo impresso ou digital, as pessoas têm a possibilidade de concorrerem às vagas empregatícias sob forma diferente, gravando vídeos curtos como maneira de se apresentarem às vagas surgidas.

Publicidade

Publicidade

Saiba mais a seguir como vai funcionar a nova ferramenta do TikTok.

A novidade TikTok Resumes

Smartphone sobre teclado de computador
Em breve os brasileiros vão poder criar um vídeo-currículo no TikTok

Com o novo recurso TikTok Resumes os usuários conseguem procurar emprego dentro da própria plataforma TikTok.

Para isso, os interessados em vagas de emprego precisam produzir um currículo no formato de vídeo, ou seja, criando um vídeo-currículo no TikTok e o enviando para as organizações cadastradas na plataforma.

Publicidade

Publicidade

Dentre as empresas que aderiram a esse novo formato de contratação, estão a Shopify, Target, Nascart, o próprio TikTok, entre outros.

Como criar um vídeo-currículo no TikTok

A maneira para criar um vídeo-currículo no TikTok é bem simples, basta ser criativo e objetivo, mostrando de modo resumido as experiências e habilidades que possui.

Feito isso, ao legendar o vídeo, digite #TikTokResumes e publique o vídeo-currículo na plataforma TikTok.

Desta forma, a nova ferramenta tende a virar um grande sucesso, pois a organização TikTok está em busca de mais empresas parceiras para que o novo canal de recrutamento e descoberta de empregos se expanda.

Como fazer para participar

No momento, o público brasileiro precisa esperar um pouco para usufruir da ferramenta, pois ela ainda não está disponível no Brasil.

Somente quem reside nos Estados Unidos da América (EUA) tem a possibilidade de utilizar esse serviço. Até então, 30 empresas aderiram ao novo recurso.

Publicidade

Publicidade

Os usuários moradores dos EUA têm currículos cadastrados em nível básico até com mais experiências.

Em vista disso, vale mencionarmos que o processo de seleção ficará aberto até a data 31 de julho de 2021.

Dicas para divulgar seu trabalho com vídeos

Para obter bons resultados com a nova ferramenta que possibilita criar vídeo-currículo no TikTok, além de criatividade e objetividade, é necessário ter em mãos outros aparatos que darão destaque ao seu vídeo e te ajudarão a conquistar a vaga de emprego.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para você ter êxito na divulgação de seu vídeo-currículo. Confira:

Iluminação com boa qualidade

Publicidade

Os smartphones têm sido bastante utilizados para gravar vídeos, até porque, existem aparelhos celulares que possuem uma câmera com alta resolução.

Publicidade

Somado a esse fator de grande importância, sugerimos que o vídeo-currículo no TikTok seja produzido com imagens em HD (High Definition).

Logo, é fundamental estar atento a esse aspecto. Se por acaso optar em gravar o vídeo em um ambiente ao ar livre, faça isso enquanto há luz solar — uma vez que ela proporciona imagens melhores.

Atenção ao áudio

Como vai ser você quem vai o apresentar o seu currículo, não há dúvidas de que o áudio emitido deve ser de primeira qualidade. Há aparelhos celulares que dispõem de bons microfones embutidos.  No entanto, se você perceber que o som não está saindo agradável, é ideal adiciona um microfone externo.

Publicidade

Publicidade

Possuindo uma excelente iluminação e um áudio inteligível, você está pronto para gravar o seu vídeo-currículo no TikTok.

No entanto, somado a essas dicas, torna-se interessante executar a gravação em um local isolado, capaz de abafar os ruídos externos. Com isso, é colocar a legenda #TikTokResumes, enviar e esperar que a vaga é sua!

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante de leitura e apaixonado por música.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário