Como desbloquear Auxílio Emergencial? Saiba o que fazer
Saiba como desbloquear o Auxílio Emergencial pago (02) hoje pela Caixa Econômica Federal.
A instituição pagou a 5ª parcela do auxílio emergencial para os beneficiários, no entanto, algumas pessoas ficaram de fora da prorrogação e, por este motivo, querem saber como consultar o auxílio bloqueado e o que fazer para continuar tendo acesso às parcelas.
Se este é seu caso, continue lendo para saber o que fazer!

Se você ainda não recebeu o benefício em sua conta poupança social digital, saiba que é possível que ele esteja bloqueado.
Mas, antes de afirmar isso, saiba que é possível verificar se o dinheiro foi realmente bloqueado.
Quando o auxílio emergencial pode ser bloqueado?
Todos os meses, o Ministério da Cidadania e a Dataprev realizam um pente fino para conferir os dados dos beneficiários.
Desta forma, é possível identificar os pagamentos que estão sendo feitos aos cidadãos que não cumprem os requisitos do programa.
Essas observações estão relacionadas à situações como o aumento da renda do beneficiário, que ultrapassa meio salário mínimo por pessoa, ou três salários por famílias.
O bloqueio também ocorre quando o beneficiário tem um vínculo de trabalho que está ativo e para as pessoas que recebem benefícios previdenciários ou que são oferecidos pelo governo, com o seguro-desemprego.
O Ministério da Cidadania afirma que além dessas situações, ainda é realizado, de forma automática, a suspeita de irregularidade apontada pela Controladoria-Geral da União.
Como consultar auxílio emergencial bloqueado?
Se você ainda não recebeu a 5ª parcela do benefício, pode ser que seu nome esteja na lista de bloqueios e cancelamentos da Dataprev.
Neste caso, a orientação é conferir a situação do seu benefício para saber se foi liberado ou não e esse passo pode ser feito de três formas:
- No site da Dataprev, clicando aqui;
- No site da Caixa Econômica Federal, clicando aqui;
- Pelo telefone 111.
É importante saber que independente da forma escolhida para entrar em contato, o beneficiário deve ter em mãos os documentos pessoais, como CPF, nome completo, data de nascimento e o nome completo da mãe.
Para as consultas realizadas pela internet, é preciso acessar a plataforma escolhida e procurar pela 5º parcela do auxílio emergencial 2021 e conferir se ela foi liberada.
Caso seu auxílio emergencial esteja bloqueado, clique no ícone “i” para saber o motivo que está impedindo o pagamento.
Dentre as mensagens de bloqueio, os motivos podem estar relacionados as seguintes informações, conforme registrou o site DCI:
- Possui vínculo de emprego formal;
- Está com CPF em situação irregular;
- Tem menos de 18 anos e não é mãe;
- Recebe benefício previdenciário ou assistencial;
- Recebe seguro-desemprego;
- Tem registro de falecimento;
- Se elegeu para um cargo político;
- É servidor público, municipal, estadual, federal ou militar;
- Possui renda formal como agente público;
- É sócio de empresa ativa com mais de dois empregados, dentre outros.
Como debloquear o auxílio?
Depois de consultar e constatar que o auxílio emergencial está bloqueado, saiba que existe uma forma de voltar a receber o benefício: fazendo o pedido do desbloqueio.
Os pagamentos serão realizados até o mês de outubro, então, para não perder as próximas parcelas, acesse a plataforma da Dataprev, mencionada acima.
Procure pela opção “Contestar”, que aparece abaixo da mensagem de bloqueio e clique. Confirme a solicitação para que o pedido seja enviado e aguarde o resultado do processamento.
Saiba que a primeira etapa da contestação de benefícios bloqueados em agosto terminou no último dia 27, sendo assim, é preciso aguardar um novo período que será aberto pela Dataprev.
Caso já tenha feito a contestação, aguarde o resultado do novo processamento dos dados e, caso seja aprovado, o beneficiário voltará a receber o auxílio e terá acesso às parcelas retroativas que serão pagas no próximo calendário.
Fonte: DCI
Deixe seu comentário