Como fazer o botijão de gás durar mais praticando essas 5 dicas fáceis

Muitas pessoas diariamente tem que lidar com os pequenos salários e uma grande quantidade de compras que precisam de serem realizadas para manter a casa funcionando.

Um dos itens que mais é procurado é o botijão de gás, visto que com ele as pessoas podem esquentar a água em que tomam banho e fazer comida dentro de seu fogão.

Publicidade

Publicidade

Veja aqui algumas dicas de como conseguir economizar mais ainda a quantidade de gás dentro de sua casa, quais são as mais úteis para seu cotidiano e tudo que precisa saber.

Como economizar no botijão de gás?

Como economizar no botijão de gás?

Muitos reajustes já foram realizados no valor do mesmo, sendo que assim, há um impacto muito grande no bolso dos brasileiros que precisam desse item diariamente.

Para conseguir diminuir os efeitos dessa alta no dia a dia, é indicado estabelecer algumas regras interessantes para que assim, possa se economizar o mesmo e fazer render cada vez mais esse item.

Publicidade

Publicidade

Veja algumas dessas dicas abaixo e fique por dentro de como funciona:

1 – Pré-aqueça o forno dentro do tempo indicado

Muitas receitas precisam de certo tempo de pré aquecimento, sendo que em sua maioria informam a quantidade de tempo que deve ficar ligado previamente, além da temperatura em si.

Dessa forma, procure especificar o valor de tempo para que assim, possa economizar mais no gás e não desperdiçar o que poderia ser usado no futuro.

2 – Invista em panelas corretas

Uma das coisas que as pessoas não pensam no dia a dia é o fator de não usar panelas do tamanho correto para fazer determinado alimento ou receita. Por exemplo, se você vai fritar um ovo, não há a necessidade de usar uma grande panela para isso, apenas um frigideira.

Ao usar uma panela maior do que o necessário, o alimento não irá preencher todo o fundo, sendo assim, grande parte do calor que ali está sendo investido é desperdiçado e acaba gastando cada vez mais gás.

Panelas mais antigas, das quais possuem amassados ou o fundo gasto, também podem atrapalhar mais ainda todo o procedimento.

3 – Faça uma pesquisa prévia antes de comprar

Publicidade

Publicidade

Se o gás estiver acabando durante o preparo do almoço ou de outra refeição, muitas pessoas possuem a urgência de repor ele o mais rápido possível, principalmente porque não se deve demorar para que o processo seja executado.

Dessa forma, é comum que o indivíduo não faça uma cotação prévia, comprando naquele distribuidor ou revendedor mais próximo, do qual pode ser muito mais caro do que se imagina.

Nos dias de hoje, são várias as formas de conseguir pesquisar os valores antes do mesmo acabar, seja pela internet, seja pelo seu celular ou ligando nos locais perto de onde você mora.

4 – Use o vapor a seu favor

Enquanto você está cozinhando algum alimento em específico, é possível que você faça o uso do vapor do qual está saindo da panela para conseguir cozinhar os legumes, basta ter uma escorredora propícia e metálica.

Publicidade

Ao cortar a comida em pedaços, isso também ajuda no cozimento do alimento, visto que ajuda com que o processo seja muito mais rápido do que normalmente seria.

Publicidade

5 – Deixe o forno fechado

Muitas pessoas tem a mania de ficarem abrindo o forno sempre que podem, seja para verificar o ponto do alimento ou demais possibilidades, porém, é interessante lembrar que isso faz com que ele perca o calor e também a temperatura interna, o que leva com que o fogão tenha que se esforçar muito mais para conseguir finalizar o cozimento em questão.

6 – Verifique se o gás está vazando

Além de ser uma dica importante para diminuir o uso do gás, ela também é interessante para quem quer ter mais segurança e assim evitar demais acidentes relacionados.

Você deve pegar uma bucha com espuma e passar ao redor da válvula do botijão de gás, caso ela esteja borbulhando, isso quer dizer que está vazando, dessa forma, é indicado que você aperte a válvula.

Publicidade

Publicidade

Se mesmo assim ela continuar vazando, isso quer dizer que você deve trocar a válvula em questão, sempre com o auxílio de um técnico profissional.

7 – Coloração da chama

Outro item que merece atenção é a cor das chamas: se elas estão azuladas, quer dizer que há algo de errado, enquanto se elas estão alaranjadas ou amareladas, quer dizer que há um acúmulo de sujeira nos bocais, o que diminui a eficácia de funcionamento do gás.

Lembre-se sempre de limpar o fogão por pelo menos uma semana, sendo que se o problema continuar, você deve chamar um especialista no assunto.

Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário