IRPF 2021: Como fazer declaração de precatórios recebidos? Confira aqui!

app auxílio emergencial
IRPF 2021: Como fazer declaração de precatórios recebidos.

Estamos em período de entrega do Imposto de Renda e muita pessoas se perguntam: como fazer a declaração de precatórios recebidos? 

Entretanto, primeiramente, precisamos entender o que são precatórios. De forma geral, são valores referentes a vitórias em processos judiciais contra órgãos dos governos federal, estadual ou municipal. 

Publicidade

Publicidade

Confira aqui como declarar o valor recebido e evitar problemas com a Receita Federal. 

app auxílio emergencial
IRPF 2021: Como fazer declaração de precatórios recebidos.

Como fazer declaração de precatórios recebidos?

Antes de tudo, você precisa do seu informe de rendimentos em mãos. Esse documento identifica o valor dos seus rendimentos anuais para cruzar com os dados da Receita e, a partir disso, saber o valor a ser declarado e até mesmo calcular a restituição. 

Se o processo ocorreu em São Paulo e o precatório foi emitido pelo Governo de SP, é possível obter o informe de rendimentos diretamente no site Portal de Precatórios. Em outros Estados, vale consultar o site do Governo ou se informar pelos contatos telefônicos. 

Publicidade

Publicidade

Para fazer a declaração, siga esse passo a passo: 

  1. Localize a ficha “Rendimentos Recebidos Acumuladamente” ou, como é conhecida, RRA. 
  2. Clique em “Novo”
  3. Informe o CNPJ e o nome da fonte pagadora, que é o banco onde o precatório foi sacado. (No caso da Caixa, o número é: CNPJ: 00.360.305/0001-04 e, caso seja Banco do Brasil, o número é 00.000.000/0001-91)
  4. Preencha o campo “Rendimentos tributáveis” com o valor do precatório. 

A partir daqui, é importante escolher as opções certas, exatamente as que correspondem ao seu caso. 

1° Caso: Se o declarante seja maior de 65 anos, informe: “parcela isenta 65 anos” no respectivo campo para ter direito a essa isenção. Entretanto, observe que há um limite de R$ 1.903,08 para declarar como parcela isenção. 

2° Caso: Se houve retenção de “Contribuição Previdenciária Oficial”, informe o valor na ficha da declaração. Assim, como, caso haja  “Imposto retido na fonte”, preencha no respectivo campo. 

Em seguida, informe o mês de recebimento do precatório e o número de meses do processo. Essa informação deve constar no processo ou no informe de rendimentos. 

Por fim, escolha a forma de tributação no alto da ficha de Rendimentos Recebidos Acumuladamente (RRA). 

Publicidade

Publicidade

Para isso, veja, no documento do precatório, qual foi o valor tributado inicialmente na fonte pela instituição pagadora. Esse valor poderá ser reajustado, por diferentes motivos, por isso, precisa ser declarado. 

Opções de Tributação

Ao fazer a declaração de precatórios recebidos, é possível escolher a forma de tributação, entre essas duas opções: 

Exclusiva na fonte: o imposto será calculado com base na tabela progressiva do Imposto de Renda. Ela irá considerar o número de meses do processo e os valores serão distribuídos proporcionalmente a cada mês. 

Ajuste anual: o valor do precatório será somado aos demais rendimentos obtidos pelo cidadão ao longo do último ano. Assim, serão consideradas todas as formas de deduções legais. 

Publicidade

Para não errar na escolha, é possível fazer a simulação por meio da ficha do RRA, no campo “opção pela tributação”.

Publicidade

Depois de definir a tributação, clique em “OK” para concluir e confirmar o preenchimento da ficha de Rendimentos Recebidos Acumuladamente. Lembrando, mais uma vez, que todas as informações devem ser coerentes com o Informe de Rendimentos. 

Entretanto, é sempre recomendado consultar um especialista, seja advogado ou contador, para lhe auxiliar nesse processo. 

Demais dúvidas e informações podem ser esclarecidas por meio do site da Receita Federal

Publicidade

Publicidade

Vale ressaltar que o Senado aprovou o projeto que prorroga até o dia 31 de julho de 2021, o prazo para fazer a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2021, referente ao ano-calendário de 2020.

Amanda LinoJornalista com mais de 8 anos de experiência. Trabalhou como redatora, repórter e produtora na emissora Nossa Rádio FM e produtora na Metropolitana AM, depois foi diretora-geral do conhecido podcast Mamilos, passou por algumas agências de São Paulo e Rio de Janeiro e agora, além de colaboradora da WebGo Content, é Copy Content na In House da divisão agrícola da Bayer e Host/Criadora do podcast "Me Empresta Seus Óculos".
Veja mais ›
Fechar