IRPF 2021: Como fazer declaração de precatórios recebidos? Confira aqui!

Estamos em período de entrega do Imposto de Renda e muita pessoas se perguntam: como fazer a declaração de precatórios recebidos? 

Entretanto, primeiramente, precisamos entender o que são precatórios. De forma geral, são valores referentes a vitórias em processos judiciais contra órgãos dos governos federal, estadual ou municipal. 

Confira aqui como declarar o valor recebido e evitar problemas com a Receita Federal. 

app auxílio emergencial
IRPF 2021: Como fazer declaração de precatórios recebidos.

Como fazer declaração de precatórios recebidos?

Antes de tudo, você precisa do seu informe de rendimentos em mãos. Esse documento identifica o valor dos seus rendimentos anuais para cruzar com os dados da Receita e, a partir disso, saber o valor a ser declarado e até mesmo calcular a restituição. 

Se o processo ocorreu em São Paulo e o precatório foi emitido pelo Governo de SP, é possível obter o informe de rendimentos diretamente no site Portal de Precatórios. Em outros Estados, vale consultar o site do Governo ou se informar pelos contatos telefônicos. 

Para fazer a declaração, siga esse passo a passo: 

  1. Localize a ficha “Rendimentos Recebidos Acumuladamente” ou, como é conhecida, RRA. 
  2. Clique em “Novo”
  3. Informe o CNPJ e o nome da fonte pagadora, que é o banco onde o precatório foi sacado. (No caso da Caixa, o número é: CNPJ: 00.360.305/0001-04 e, caso seja Banco do Brasil, o número é 00.000.000/0001-91)
  4. Preencha o campo “Rendimentos tributáveis” com o valor do precatório. 

A partir daqui, é importante escolher as opções certas, exatamente as que correspondem ao seu caso. 

1° Caso: Se o declarante seja maior de 65 anos, informe: “parcela isenta 65 anos” no respectivo campo para ter direito a essa isenção. Entretanto, observe que há um limite de R$ 1.903,08 para declarar como parcela isenção. 

2° Caso: Se houve retenção de “Contribuição Previdenciária Oficial”, informe o valor na ficha da declaração. Assim, como, caso haja  “Imposto retido na fonte”, preencha no respectivo campo. 

Em seguida, informe o mês de recebimento do precatório e o número de meses do processo. Essa informação deve constar no processo ou no informe de rendimentos. 

Por fim, escolha a forma de tributação no alto da ficha de Rendimentos Recebidos Acumuladamente (RRA). 

Para isso, veja, no documento do precatório, qual foi o valor tributado inicialmente na fonte pela instituição pagadora. Esse valor poderá ser reajustado, por diferentes motivos, por isso, precisa ser declarado. 

Opções de Tributação

Ao fazer a declaração de precatórios recebidos, é possível escolher a forma de tributação, entre essas duas opções: 

Exclusiva na fonte: o imposto será calculado com base na tabela progressiva do Imposto de Renda. Ela irá considerar o número de meses do processo e os valores serão distribuídos proporcionalmente a cada mês. 

Ajuste anual: o valor do precatório será somado aos demais rendimentos obtidos pelo cidadão ao longo do último ano. Assim, serão consideradas todas as formas de deduções legais. 

Para não errar na escolha, é possível fazer a simulação por meio da ficha do RRA, no campo “opção pela tributação”.

Depois de definir a tributação, clique em “OK” para concluir e confirmar o preenchimento da ficha de Rendimentos Recebidos Acumuladamente. Lembrando, mais uma vez, que todas as informações devem ser coerentes com o Informe de Rendimentos. 

Entretanto, é sempre recomendado consultar um especialista, seja advogado ou contador, para lhe auxiliar nesse processo. 

Demais dúvidas e informações podem ser esclarecidas por meio do site da Receita Federal

Vale ressaltar que o Senado aprovou o projeto que prorroga até o dia 31 de julho de 2021, o prazo para fazer a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2021, referente ao ano-calendário de 2020.

Amanda Lino
Jornalista com mais de 8 anos de experiência. Trabalhou como redatora, repórter e produtora na emissora Nossa Rádio FM e produtora na Metropolitana AM, depois foi diretora-geral do conhecido podcast Mamilos, passou por algumas agências de São Paulo e Rio de Janeiro e agora, além de colaboradora da WebGo Content, é Copy Content na In House da divisão agrícola da Bayer e Host/Criadora do podcast "Me Empresta Seus Óculos".
InstagramLinkedin

Deixe seu comentário